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Presidência da República migra processos em papel para meio eletrônico

Economia com sistema já chega a quase R$ 3 milhões em um ano

publicado:  02/05/2016 21h45, última modificação:  02/05/2016 21h45
 

Nesta segunda-feira (2), a Presidência da República assinou acordo de adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com isso, a tramitação de processos passará a ser eletrônica ainda este ano. A ferramenta prevê melhoria no desempenho dos processos da administração pública, além de ganho em agilidade, produtividade, satisfação do usuário e redução de custos na produção e tramitação de documentos.
 
Foto: Gleice Mere / Ministério do Planejamento

O sistema será utilizado, a partir de 30 de junho, na Secretaria de Governo, na Casa Civil e na Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Levantamento realizado com 10 órgãos e entidades que já utilizam o SEI mostrou uma economia total de R$ 2,8 milhões com aquisição de papel, impressão, material de escritório e serviço de postagem, no período de um ano.
 
“O SEI é uma prova de que é possível modernizar a gestão e melhorar a qualidade do gasto”, ressaltou a secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Patricia Audi. Até o momento, 25 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal tramitam processos por meio da ferramenta e outras 96 estão em processo de implantação. O sistema começou a ser utilizado no governo federal em 2014.
 
O SEI é uma das três ações do Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenado pelo MP. Desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a solução é cedida, gratuitamente, para os órgãos públicos do Executivo Federal e permite transferir a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual.