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Para Secretário de Gestão inovação é peça-chave para aprimorar setor público

publicado:  07/04/2015 18h24, última modificação:  07/04/2015 18h24

Brasília, 2/3/2010 - O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Tiago Falcão, disse hoje que a inovação se tornou uma questão central na agenda de melhorias da gestão pública. A afirmação foi feita na abertura do Seminário “Boas Práticas como Fator de Inovação: a Experiência do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.


Foto:Ilkens Souza/divulgação.

O evento – de apresentação das experiências de organizações públicas reconhecidas no período 2008/2009 pelo Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) – foi realizado na sede Eletronorte em Brasília e transmitido por videoconferência a todas as unidades descentralizadas da empresa estatal.

Tiago Falcão destacou no encontro que a dinâmica da inovação está cada vez mais presente na esfera pública, ainda que seja muito pouco discutida em toda a sua complexidade. “Temos vários elementos motivadores desse processo, muito visíveis no Gespública e no Prêmio de Gestão, disse o secretário.

Ele assinalou como fatores de estímulo à inovação no setor público a competição em ambiente democrático, a pressão da sociedade por mais e melhores serviços, e a própria postura do servidor que tem espírito empreendedor e cooperativo e se esforça por prestar serviços de qualidade.  “Tudo


Foto:Ilkens Souza/divulgação.
isso a gente vê presente no Gespública, e no PQGF, reforçou.

O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento foi acompanhado na cerimônia pelo diretor de Gestão Corporativa da Eletronorte, Tito Cardoso de Oliveira Neto. Também participaram da abertura a diretora substituta do Departamento de Programas de Gestão do Ministério do Planejamento, Lúcia Barreto, o gerente do Prêmio Nacional da Gestão Pública, Cesar Viana, e o gerente da Rede Nacional da Gestão Pública, Valmir Dantas.

O diretor da Eletronorte, Tito Oliveira Neto, disse que a melhoria da gestão deixou de ser uma opção e se tornou obrigatória, diante da constatação de que sem eficiência não se pode ser competitivo. “Quem é do setor elétrico, por exemplo, sente isso muito de perto. A obstinação pela eficiência da gestão é o dia-a-dia da Eletronorte, testemunhou.

O dirigente lembrou que a Eletronorte participa desde a primeira versão do Prêmio Nacional da Gestão Pública, em 1998, conquistando 26 prêmios até agora. “É algo que justifica o que estou dizendo, da nossa vinculação, nosso compromisso, com a eficiência na gestão, disse ele. Na última edição do


Foto:Ilkens Souza/divulgação.
PQGF a Eletronorte obteve cinco prêmios, sendo três prata, um ouro e um bronze. Desses cinco, três foram conquistados pelas unidades regionais.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização concede Prêmio de reconhecimento ou destaque às organizações do setor público conforme o nível da gestão atestado pelas bancas examinadoras, banca de juízes e pelo Conselho do Prêmio.


Foto:Ilkens Souza/divulgação.

O Prêmio tem a finalidade de disseminar modelos de excelência que comprovem melhoria gerencial, por meio de ações inovadoras de redução de custos e esforço contínuo em aperfeiçoar atendimento ao cidadão e serviços.