Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Nova ferramenta da Seges possibilita consulta a demandas de ministérios

Notícias

Nova ferramenta da Seges possibilita consulta a demandas de ministérios

publicado:  07/04/2015 18h24, última modificação:  07/04/2015 18h24

Brasília, 7/7/2009 – A Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento disponibiliza a partir de hoje uma nova ferramenta de consulta a informações na internet: o Sumário Executivo. O documento contém uma série de dados relacionados a demandas de ministérios nas áreas de estrutura regimental e concurso público recebidas na Seges.

Para visualizar o documento em seu computador, o usuário deve acessar o sítio do Ministério do Planejamento na internet. Em seguida, precisa clicar no item “Gestão, no menu principal, para que seja aberta a página da Seges. Depois basta clicar no link “Sumário Executivo para ter acesso às informações.

O documento contém dados sobre contratação de pessoal por meio de concurso público, contratação temporária, substituição de pessoal terceirizado e alteração na estrutura regimental do órgão, englobando tanto os pedidos já analisados pela Secretaria de Gestão quanto os que ainda estiverem em fase de avaliação.

A publicação dessas informações na internet atende ao objetivo de dar mais transparência às solicitações enviadas pelos órgãos federais e analisadas pelo Ministério do Planejamento.

O Sumário Executivo reúne um total de 22 arquivos, divididos por ministérios. Em cada um deles, há também informações sobre os órgãos e entidades vinculados ao ministério em questão.

Sínteses temáticas

Outra ferramenta de consulta a informações sobre os órgãos da Administração Pública Federal, disponibilizada pela Seges na internet, são as Sínteses Temáticas. A ferramenta está disponível no menu principal da página da Secretaria de Gestão.

As Sínteses Temáticas trazem informações detalhadas relacionadas aos ministérios e órgãos a eles ligados, como número de servidores do quadro em cargos efetivos e comissionados, cargos e perfil de seus ocupantes – faixa etária, nível de escolaridade, distribuição por Unidade Federativa -, concursos autorizados para o órgão e despesa com pagamento de pessoal, dentre outras informações.

O documento também apresenta a estrutura organizacional do ministério, exibida por meio de um organograma. Esses dados são atualizados periodicamente com base em informações retiradas do Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg).