Notícias
Inovação no setor público é tema de encontro promovido pelo Ministério da Transparência
Planejamento apresentou a experiência da Rede InovaGov
publicado:
27/06/2016 14h41,
última modificação:
27/06/2016 14h41
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) apresentou, nesta sexta-feira (24), a experiência da Rede InovaGov, iniciativa que integra 29 organizações públicas federais para estimular a inovação no setor público por meio da conexão de múltiplos atores com interesse no tema. A palestra foi tema do STPC Café, organizado pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, que debate periodicamente questões relacionadas à gestão pública.
Na apresentação, o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do MP, Luis Felipe Monteiro, explicou como as expectativas dos cidadãos em relação aos serviços, sejam eles públicos ou privados, vêm crescendo e há necessidade de uma atuação diferenciada pelo setor público.
Ele avaliou, no entanto, que a dificuldade de acesso a outros setores, vivenciada pelo servidor público, implica a replicação de soluções e a dificuldade em inovar. “Isso perpetua um modelo em que a inovação no setor público ocorre de forma não estruturada: atores isolados, sem coordenação e replicando esforços”, esclareceu. Além disso, Monteiro considerou como as normas brasileiras são rígidas e não abrem espaço para a busca de soluções inovadoras dentro e fora do setor público.
Com o início da Rede InovaGov, em janeiro de 2016, foi criada uma oportunidade de integrar e estimular a troca de conhecimentos e de experiências na área, principalmente a partir da identificação de boas práticas entre organizações do setor público. Com essa integração, já existem projetos que estão sendo conduzidos, a partir dos desafios que foram estabelecidos como prioritários para o estabelecimento de uma pauta de inovação.
Destacam-se como atuais desafios mobilizadores da Rede InovaGov: estudos e pesquisas sobre inovação no setor público; estudo e desenvolvimento de plataforma para colaboração e comunicação entre os integrantes da rede; articulação para inovação aplicada a programas de governo; e alianças público-privadas que permitam criar um ambiente propício à inovação e gerem valor público.
É possível obter mais informações sobre a inovação no setor público entrando em contato pelo e-mail inova.setorpublico@gmail.com ou pelo telefone (61) 2020-5571.
Atuais participantes da Rede de Inovação
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Caixa Econômica Federal
Banco Central (BC)
Câmara dos Deputados (Labhacker)
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) – SP
Conselho da Justiça Federal (CJF)
Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle
Correios
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Ministério da Educação (MEC)
Ministério da Fazenda (MF)
Ministério da Justiça e Cidadania
Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Ministério da Saúde (MS)
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Ministério do Trabalho
Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov)
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
Serviço Florestal Brasileiro (SFB)