Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Gespública capacitará voluntários em todo o Brasil

Notícias

Gespública capacitará voluntários em todo o Brasil

publicado:  07/04/2015 18h23, última modificação:  07/04/2015 18h23

 

 
 

Veja o calendário

 
   

Brasília, 4/5/2007 – Começam nesta segunda-feira, 7/5, os cursos de capacitação para a formação de multiplicadores nos núcleos do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização em todo o país. O GESPÚBLICA, criado pelo Governo Federal em 2005, é desenvolvido no âmbito da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento.

De acordo com a gerente da Rede Nacional de Gestão Pública, Haley Almeida, a agenda nacional deverá contribuir para melhor atender as organizações públicas com as tecnologias de gestão que o Programa dispõe. Segundo ela essas tecnologias são importantes para apoiar o processo de melhoria do desempenho desse órgãos com vistas a resultados que alcancem as expectativas dos cidadãos e da sociedade.

Mas, a iniciativa da agenda, disse a gerente, foi motivada especialmente pelo incentivo dado pelo ministro Paulo Bernardo para que o GESPÚBLICA seja revitalizado e popularizado no país. “O apoio do ministro do Planejamento gerou a confiança de algo novo para acontecer e isso foi o que mais influenciou as pessoas a participarem dessa mobilização”,comentou.

Haley Almeida informou que o curso de formação de multiplicadores será levado por representantes de órgãos e entidades públicas e da sociedade, que decidiram dedicar parte do seu tempo à tarefa de transmitir conhecimentos às áreas gerenciais das esferas de governo e dos três poderes. Os 33 instrutores voluntários da Rede Nacional de Gestão Pública foram capacitados em Brasília, no período de 24 a 27 de abril, no Centro de Treinamento do Ministério da Educação, organização parceira do GESPÚBLICA.

Os instrutores que percorrerão o Brasil a partir da segunda-feira irão trabalhar para dotar os núcleos setoriais e estaduais de multiplicadores capacitados para atender demandas de órgãos e entidades públicas em auto-avaliação da gestão, desburocratização/simplificação de processos e procedimentos e na área da gestão do atendimento com Cartas de Serviços ao Cidadão e Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação (IPPS).

Veja o que permite cada uma das áreas de atuação do GESPÚBLICA:

•  Avaliação da Gestão: Proporciona o estabelecimento de um diagnóstico do sistema de gestão da organização, posicionado-a em relação à escala de pontuação do modelo de excelência em gestão pública. O modelo é composto por blocos nos quais estão expressos os requisitos de práticas relacionados aos seguintes critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

•  Simplificação de Processos: Ensina a organização a mapear, simplificar e promover melhorias em seus processos de trabalho, desburocratizando-os.

•  Carta de Serviços: Mostra à organização como montar e publicar uma carta de serviços ao cidadão, que apresenta os serviços que ela oferece e os padrões de qualidade com os quais ela se compromete.

•  Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação (IPPS): Utilizado para aferir a satisfação dos cidadãos/usuários dos processos finalísticos de atendimento ao público.

•  Prêmio Nacional da Gestão Pública: reconhece e dá visibilidade dos resultados conquistados pelas organizações à sociedade.