Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Especialistas se reúnem para debater gestão pública

Notícias

Especialistas se reúnem para debater gestão pública

Durante evento em Brasília, serão apresentados painéis em áreas como orçamento, finanças, compras públicas, governo eletrônico e transparência

publicado:  09/06/2016 13h44, última modificação:  10/06/2016 14h15

Mais de 2 mil gestores e servidores públicos se reúnem, até sexta-feira (10), para discutir os avanços e desafios da gestão pública nacional e internacional. O debate acontece durante o IX Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), o congresso é o maior evento brasileiro voltado para o debate do tema gestão pública.

Foto:Gleice Mere/Ministério do Planejamento
Foto:Gleice Mere/Ministério do Planejamento 

Na cerimônia de abertura, realizada nessa quarta-feira (8), o secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, destacou a importância da realização do evento. “Nunca foi tão oportuno e necessário discutir gestão pública no País”, frisou. Na opinião do secretário, “há um caminho a percorrer para que os governos sejam mais transparentes, tecnológicos e prestem serviços com mais agilidade e qualidade, mas boa parte desse trabalho já está sendo feito e será apresentado no congresso”.

Ao longo do evento, 21 unidades da federação apresentarão experiências bem-sucedidas em gestão pública. Além disso, 152 trabalhos irão compor painéis em áreas como orçamento, finanças, compras públicas, governo eletrônico e transparência.

Um exemplo de iniciativa exitosa é a implantação do Plano Vive Digital, do governo colombiano. O projeto é reconhecido por várias organizações internacionais como umas das melhores políticas de tecnologia da informação do mundo. Iniciada em 2010, o plano popularizou a internet, reduziu a pobreza e criou novos empregos para os colombianos.

A presidente do Consad, Alice Viana, disse que a crise que o Brasil enfrenta impacta o setor público, mas é também uma oportunidade de inovar. “Em meio à angústia da sociedade, com o setor produtivo fechando as portas, a gestão pública precisa se reinventar para, de fato, tornar-se eficiente, eficaz, ética e verdadeiramente democrática”, defendeu.