Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Especialista dinamarquesa ministra oficinas no Brasil sobre inovação e interpretação de Libras

Notícias

Especialista dinamarquesa ministra oficinas no Brasil sobre inovação e interpretação de Libras

Entre os objetivos está o de melhorar o atendimento dos órgãos públicos federais aos deficientes auditivos, que hoje são cerca de 10 milhões

publicado:  29/06/2016 20h11, última modificação:  30/06/2016 14h30

Cerca de 50 servidores públicos de órgãos federais que integram a Rede InovaGov estão participando nesta semana dos treinamentos ministrados por Annette Vaering, designer e gerente de projetos do laboratório dinamarquês MindLab. Durante dois dias – hoje, quarta, e dia 1º/7, sexta-feira – a especialista internacional ministrará duas oficinas: “Introdução ao Design Thinking”; e “Prototipação do Projeto Central de Interpretação de Libras”. O MindLab é parceiro do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) na construção de um laboratório de inovação nacional.

Foto: Divulgação Enap

O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano que acelera a inovação e soluciona problemas complexos. É um modelo que ajuda a formular novas escolhas, resolver desafios de forma colaborativa e gerar impacto social.

A Central de Interpretação de Libras é um projeto gerenciado pelo Ministério da Justiça, em parceria com o MP, para desenvolvimento de uma solução de tradução simultânea online para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A ferramenta será utilizada no atendimento para surdos em serviços prestados pelo governo federal.

Quase 10 milhões de pessoas no Brasil declaram alguma deficiência auditiva, de acordo com o Censo 2010. “Com esse projeto podemos melhorar o atendimento a uma parcela significativa da sociedade”, explica Luis Felipe Monteiro, diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do MP. O Decreto nº 5.626/2005 determina que os órgãos do Executivo Federal garantam tratamento diferenciado às pessoas surdas, por meio da tradução e interpretação de Libras, mas a determinação ainda não é cumprida integralmente.

Durante a oficina será discutido o desenvolvimento de um protótipo para o projeto, um estágio do design thinking em que são construídas e testadas uma série de hipóteses sobre a solução proposta, utilizando métodos e ferramentas próprios. A previsão é que um primeiro protótipo do projeto seja testado no segundo semestre deste ano.

“A introdução ao design thinking será importante para alinhar os membros da Rede quanto às etapas críticas do método. O uso dessa abordagem representa uma transformação na forma como serviços são prestados e se aplica tanto ao setor privado como ao público”, ressaltou Annette. Vaering é graduada em design pela Danish Royal Academy of Design e mestre pela Malmö University, na Suécia. Atua no MindLab há oito anos.

AGENDA DE OFICINAS

Hoje, quarta-feira – Introdução ao Design Thinking

Sexta-feira, 1º/07 – Protótipo do projeto Central de Interpretação de Libras