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Dinamarca destina R$ 2,7 milhões para inovação da gestão pública brasileira

Projetos de cooperação visam simplificar relação do governo com cidadãos, empresas e servidores

publicado:  13/05/2016 22h10, última modificação:  13/05/2016 22h10
 
 
Iniciativas brasileiras na área de inovação no setor público receberão R$ 2,7 milhões do governo dinamarquês. O investimento faz parte de acordo de cooperação internacional para aprimorar prestação dos serviços públicos no Brasil, com duração de três anos. Além da definição dos recursos financeiros que serão investidos, também foram estabelecidos esta semana os primeiros projetos que serão desenvolvidos no país.
 
“O investimento será fundamental para acelerar dos projetos selecionados. Com apoio externo, poderemos reavaliar os serviços públicos, questionar premissas e reinventar a forma de relacionamento entre governo e sociedade”, disse a secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Patricia Audi.
 
Na primeira etapa, quatro iniciativas serão contempladas: Agiliza, Laboratório de Inovação, Autenticação Simplificada do Cidadão eserviços.gov.br. O Agiliza é um projeto que busca descomplicar a vida dos cidadãos, empresas e servidores públicos federais. As metas são reduzir filas no atendimento ao público, desburocratizar serviços ao setor privado e simplificar procedimentos internos do governo.
 
Outra ação desenvolvida na cooperação será a construção do laboratório, um espaço físico de inspiração e criatividade, para redesenho de serviços públicos e desenvolvimento de projetos. A proposta também é desburocratizar a relação com a iniciativa privada e repensar os meios pelos quais o governo brasileiro oferece os serviços, a partir da perspectiva da sociedade. A inauguração do laboratório está prevista para o segundo semestre de 2016 e funcionará na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
 
A parceria entre Brasil e Dinamarca também atuará na Autenticação Simplificada do Cidadão, que permitirá ao cidadão autenticar sua identidade no acesso a serviços públicos online. O quarto projeto da cooperação é o aperfeiçoamento do serviços.gov.br, um guia de serviços do governo federal para cidadãos e empresas.