Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Correios ganham três premiações no Concurso de Inovações na Gestão Pública- Prêmio Hélio Beltrão

Notícias

Correios ganham três premiações no Concurso de Inovações na Gestão Pública- Prêmio Hélio Beltrão

publicado:  07/04/2015 18h23, última modificação:  07/04/2015 18h23

 

 

 

 

 

Portal Rede Governo e Pregão: premiados já eram vitoriosos

 
   

Brasília, 26/08/2002 - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT - teve três projetos premiados no 7º. Concurso de Inovações na Gestão Pública - Prêmio Hélio Beltrão: O "Escreve Cartas", que lembra o roteiro do badalado filme de Walter Salles Jr., Central do Brasil, onde, numa parceria com o Governo do Estado de São Paulo, voluntários e funcionários da Empresa auxiliam analfabetos que freqüentam os postos do Poupatempo (unidades integradas de serviços públicos) a manterem correspondência com seus familiares e amigos distantes.

Os demais trabalhos premiados dos Correios são os de Logística, Distribuição e Entrega de Objetos do Programa Nacional do Livro Didático e o Sistema de Protocolo Postal da Justiça do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais). No primeiro, a novidade é que agora se tornou possível distribuir mais de uma centena de milhão de livros para as mais de 160 mil escolas brasileiras no tempo e no local corretos, em função da parceria da ECT com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Programa Nacional do Livro Didático.

Já o Sistema de Protocolo Postal permitiu, por sua vez, facilitar a vida dos advogados da Justiça do Trabalho, através da descentralização da protocolização das petições e da ampliação dos pontos de atendimento (de 114 Varas do Trabalho para 908 agências dos Correios no Estado).

Projetos Singulares

Mais dois projetos premiados chamam a atenção por sua singularidade, ambos do Ministério da Saúde: o Programa Trabalhando com Parteiras Profissionais, e o Projeto Bombeiros da Vida. O primeiro articula secretarias municipais e estaduais de saúde e parteiras tradicionais visando a melhorar a assistência ao parto domiciliar. Gestores do Sistema Único de Saúde - SUS - e parteiras recebem capacitação e educação continuada, sendo garantido a elas material básico para trabalhar e transporte para o pré-natal e atendimentos de risco.

O Bombeiros da Vida é uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de agilizar o Programa AmamentAção, uma das ações do Programa Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Avança Brasil. Os bombeiros fazem coleta de leite para o Banco de Leite Humano e orientam as mães no preparo e no cuidado com as mamas.

Também serão premiados: o Contrato de Safra- regularização das Relações de Trabalho dos Safristas - (Delegacia Regional do Trabalho de Goiás); a Integração nos Procedimentos e Decisões dos Sistemas Produtivo e de Gestão (Laboratório Central - ELETRONORTE); o Arquivo do Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego); a Economicidade do Projeto de Ampliação do Aeroporto de Guarulhos (INFRAERO); a Supervisão Técnico-Administrativa (STA - FUNASA); o Viabilizando o Negócio de Transporte Marítimo no Sistema Petrobrás (Petrobrás Transporte S.A - TRANSPETRO); o Sistema Integrado de Informações Previdenciárias (SIPREV - Ministério da Previdência e Assistência Social - MPAS); o Programa de Valorização e Reconhecimento ALGO+ (Instituto Nacional do Câncer); os Protocolos Assistenciais como Estratégia de Adesão às Melhores Práticas Clínicas e Otimização de Recursos (Hospital das Clinicas de Porto Alegre); o Programa de Consultoria Integrada Times de Resultados (Banco do Nordeste); o Sistema de Planejamento e Execução Orçamentária (INMETRO); e o Grupo informativo multidisciplinar em pré-operatório de cirurgia cardíaca (Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, no Rio de Janeiro).