Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Consultores do Gespública participam de oficina de reciclagem

Notícias

Consultores do Gespública participam de oficina de reciclagem

publicado:  07/04/2015 18h23, última modificação:  07/04/2015 18h23

Brasília, 29/08/2005 - Cerca de 25 consultores da Rede Nacional de Gestão Pública residentes em Brasília participarão de uma oficina de reciclagem, nos dias 30 e 31 deste mês, no Centro de Treinamento da Eletronorte. A oficina visa formar multiplicadores para disseminar no país o uso do Instrumento de Auto-avaliação da Gestão Pública na modalidade 250 pontos.

O instrumento foi elaborado pelo Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), do Ministério do Planejamento, para ser utilizado por organizações públicas brasileiras iniciantes no comportamento gerencial de auto-avaliar desempenho. Além disso, é o instrumento de auto-avaliação que o Programa recomenda para órgãos e instituições no âmbito dos municípios.

Para fazer uso do Instrumento para Auto-avaliação de 250 pontos a instituição interessada deverá aderir formalmente ao Gespública. Esta adesão somente ocorre quando a instituição é certificada pelo Programa. Significa que para obter a certificação precisará passar pela fase de capacitação para a auto-avaliação e ter esse processo validado pelos consultores do Gespública. No período de capacitação a empresa pública contará com a assistência técnica de consultores do Programa do Governo Federal que atuam em rede no país. A Rede conta hoje com dois mil voluntários.

O Gespública conta atualmente com a adesão de cerca de três mil instituições públicas brasileiras, que utilizam os Instrumentos de 250, 500 e 1000 pontos para a melhoria da sua gestão.

O Instrumento de 500 pontos é utilizado por organizações que já realizaram pelo menos uma avaliação no nível de 250 pontos e desenvolvem práticas adequadas de gestão em evidenciado ritmo de continuidade.

Enquadram-se no manual de 1000 pontos as organizações que, no esforço de aperfeiçoar procedimentos, já alcançaram avaliações com pontuação igual ou superior a 350 pontos. São instituições que pela efetividade das práticas com padrão de excelência estão em condições de concorrer ao Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), se assim o desejarem. O PQGF é uma ação de reconhecimento e incentivo a organizações com esse perfil, concedido todos os anos pelo Presidente da República.