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Comitê Gestor da Rede Siconv debate melhorias na gestão de convênios
Objetivo é otimizar execução das transferências voluntárias da União, cujos recursos são usados, por exemplo, para construção de escolas, creches, hospitais e quadras esportivas
publicado:
29/07/2016 19h55,
última modificação:
29/07/2016 19h55
Foi aberta na manhã desta quinta-feira (28), a 5ª Reunião do Comitê Gestor da Rede do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Rede Siconv). Participaram da reunião representantes dos 17 estados integrantes da Rede. No encontro, coordenadores-gerais das Unidades Gestoras Estaduais (UGE) compartilharam os resultados das ações de capacitação e debateram problemas específicos dos convênios no âmbito dos seus estados, operacionalizados por meio do Siconv. O objetivo é promover ações de melhoria relacionadas aos processos envolvidos nas transferências voluntárias da União e na execução dos convênios.
Foto: Gleice Mere/Ministério do Planejamento
“A melhoria deve ser sistêmica e não meramente incremental. Temos que alcançar todas as dimensões envolvidas na execução das transferências voluntárias. Não podemos focar apenas nas ferramentas de tecnologia da informação, nas regras de negócio ou nas estratégias de comunicação. Temos que atacar todas as frentes e de forma coordenada”, avaliou o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Gleisson Rubin.
A Rede Siconv funciona desde abril de 2015 e conta com 70 parceiros, entre eles órgãos do Executivo Federal, governos estaduais, associações de municípios e tribunais de contas. Entre as atribuições da Rede estão capacitações que envolvem desde o aspecto operacional para o uso das ferramentas do sistema até o desenvolvimento de habilidades para elaboração de projetos na área de convênios.
Os integrantes da Rede têm acesso a dados detalhados sobre convênios, por meio do painel gerencial. A plataforma disponibiliza dados detalhados sobre convênios de todas as regiões do país – em formato de gráficos, tabelas ou imagens. “O intuito é que, em um futuro próximo, qualquer cidadão tenha em mãos as informações do painel gerencial”, disse o secretário de Gestão.
Siconv
O Siconv foi criado em 2008 para processar informações e operacionalizar as transferências voluntárias de recursos do governo federal. Entre as vantagens da ferramenta estão a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. Os recursos repassados para celebração de parcerias são utilizados para diversos fins como construção de escolas, creches, hospitais, quadras esportivas, programas de alimentação saudável, além de programas na área de sustentabilidade e segurança pública.