Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Brasil Municípios oferece capacitação em Finanças Municipais

Notícias

Brasil Municípios oferece capacitação em Finanças Municipais

publicado:  07/04/2015 18h24, última modificação:  07/04/2015 18h24

1clip_filelist.xml" /> 1clip_themedata.thmx" /> 1clip_colorschememapping.xml" />

Brasília, 24/8/2009 – Gestores e técnicos municipais, prioritariamente dos municípios do grupo piloto do Projeto Brasil Municípios nas regiões Norte e Nordeste, com Carta de Adesão ao Projeto assinada, participarão nos meses de agosto e setembro do curso Gestão de Finanças Públicas Municipais.

 

O objetivo do  evento é  potencializar a capacidade gerencial e técnica dos servidores municipais, na condução da  gestão orçamentária e financeira e para a adoção de medidas que habilitem o município a participar de programas de governos focados no desenvolvimento sustentável.

 

O curso, parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), foi organizado por especialistas da área de Finanças Públicas, coordenadores pedagógicos da Esaf, técnicos de Tribunais de Contas de Estados e Municípios, e técnicos e gestores públicos municipais. Os organizadores optaram por conteúdo  direcionado essencialmente para a rotina de trabalho dos técnicos e gestores municipais das áreas afins.

 

As aulas, que integram o Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Gestores e Técnicos Municipais do Projeto Brasil Municípios, abordam temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, Planejamento Governamental, Receita Pública Municipal, Transferências Públicas Intergovernamentais, Regras para Despesas, Dívida e Endividamento, Execução Orçamentária e Financeira e Transparência e Controle Social.

 

Serão quatro turmas, com o máximo de 30 vagas cada uma. A capacitação será realizada nos Centros de Formação da Escola de Administração Fazendária (Centroesafs) localizados em cidades polos.

 

O projeto Brasil Municípios é  uma Cooperação Técnica não reembolsável entre o governo brasileiro, representado pelo Ministério do Planejamento, a União Européia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Programação:

 

Cidade Polo

Fortaleza/CE

Período

24 a 28 de agosto de 2009

Municípios prioritários

Aquiraz-CE, Caucaia-CE, Fortaleza-CE, Maracanaú-CE, Maranguape-CE, Pacajus-CE, Pacatuba-CE e Sobral-CE; Caxias-MA, Imperatriz-MA, Paço do Lumiar-MA, São José de Ribamar-MA e São Luís-MA; Parnaíba-PI e Teresina-PI; Mossoró-RN, Natal-RN e Parnamirin-RN.

 

 

Cidade Polo

Belém/PA

Período

31 de agosto a 04 de setembro de 2009

Municípios prioritários

Ananindeuá-PA, Belém-PA, Benevides-PA, Marituba-PA, Santarém-PA; Rio Branco-AC; Manacapuru-AM e Manaus-AM; Macapá-AP e Santana-AP; Porto Velho-RO; Boa Vista-RR; Palmas e Piuim-TO

 

 

Cidade Polo

Recife/PE

Período

31 de agosto a 04 de setembro de 2009

Municípios prioritários

Arapiraca-AL, Maceió-AL e Rio Largo-AL; Bayeux-PB, Cabedelo-PB, Campina Grande-PB, João Pessoa-PB e Santa Rita-PB; Cabo de Santo Agostinho-PE, Camaragibe-PE, Caruaru-PE, Ipojuca-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE, Moreno-PE, Olinda-PE, Paulista-PE, Petrolina-PE e Recife-PE.

 

 

Cidade Polo

Salvador/BA

Período

14 a 18 de setembro de 2009

Municípios prioritários

Camaçari-BA, Candeias-BA, Dias d"Ávila-BA, Feira de Santana-BA, Itabuna-Ba, Juazeiro-BA, Lauro de Freitas-BA, Salvador-BA, Simões Filho-BA e Vitória da Conquista-BA; Aracajú-SE, Nossa Senhora do Socorro-SE e São Cristóvão-SE.