Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Notícias > Brasil e França fecham parceria para aperfeiçoamento de servidores públicos na área de inovação

Notícias

Brasil e França fecham parceria para aperfeiçoamento de servidores públicos na área de inovação

Acordo envolve intercâmbio de docentes e alunos em cursos realizados nos dois países

publicado:  01/06/2016 20h45, última modificação:  01/06/2016 20h45
 

As escolas nacionais de governo do Brasil e da França assinaram esta semana memorando de entendimento para cooperação em inovação na gestão pública, pesquisa, formação e capacitação de servidores públicos federais. O acordo entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a École Nationale d’Administration (ENA) prevê treinamentos no Brasil ministrados por profissionais franceses e ida de servidores brasileiros à França para cursos na área de inovação no setor público.

 Foto: Alessandra Paiva/Ministério do Planejamento 

“Estamos em um momento de transformações no Brasil, que demanda grandes modificações na gestão pública. Temos uma satisfação muito grande de poder contar com o apoio da ENA”, ressaltou o ministro interino do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira. Segundo o ministro, a parceria entre as escolas de governo traz novos conhecimentos e instrumentos para auxiliar no processo de renovação do setor público. 
 
A ENA tem 71 anos de tradição na formação de funcionários do governo francês, e serviu de inspiração para a criação da Enap, que em 2016 completa 30 anos. Em visita ao Brasil, a diretora da escola francesa, Nathalie Loiseau, frisou que a parceria com o país é uma das prioridades da instituição. “A ENA está em plena transformação. Temos trabalhado com novos temas, como ética, transformações da era digital e métodos de inovação. As mudanças atenderão o público francês e o internacional”, destacou.
 
O secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, enfatizou que “o momento político é uma oportunidade ímpar de reafirmar o papel das escolas de governo dentro na Administração Pública brasileira”. Segundo o secretário, essas instituições são estratégicas para fazer a ligação entre as diferentes gestões.
 
Liderança feminina

Além da cooperação firmada, Brasil e França promovem a partir de hoje (1º) o curso “Liderança Feminina: Estratégias de Fortalecimento de Competências”. A capacitação faz parte das atividades comemorativas dos 30 anos da Enap e será ministrada pela professora da ENA e fundadora e CEO da WLC Partners (Londres, Paris), Gisèle Szczyglak. O objetivo é refletir sobre estratégias para o fortalecimento de competências voltadas à liderança feminina e sobre o desenvolvimento de ações para promover o acesso de mulheres a posições de liderança no trabalho. O curso termina nesta sexta-feira (3).