Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Gestão > Inovação > Notícias > Sistema de compra direta de passagens é premiado com Destaque do Ano

Notícias

Sistema de compra direta de passagens é premiado com Destaque do Ano

Iniciativa do Ministério do Planejamento promove transparência e gera uma economia anual de R$ 55 milhões

publicado:  21/08/2015 18h46, última modificação:  21/08/2015 18h47

O novo Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ganhou esta semana em São Paulo o Prêmio de Destaque do Ano do 21º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip).

Entre os benefícios do novo modelo está o desconto médio de 21% em relação aos bilhetes emitidos por agências de viagens o que gera uma economia de anual de R$ 55 milhões. O sistema permite ainda a aplicação de descontos mínimos de 3% a 5% sobre os valores das passagens e ainda reserva assentos com manutenção de tarifas por até 72 horas.

Atualmente, mais de 240 órgãos utilizam a compra direta de passagens, contabilizando mais de 50 mil bilhetes emitidos desde o início do projeto, em agosto de 2014.

Economia

Para Vânia Vieira, chefe da Assessoria Especial para a Modernização da Gestão (Asege), o prêmio é um reconhecimento ao caráter inovador do projeto e destaca o impacto que ele já trouxe, e ainda trará à administração pública. “Com certeza, o Destaque do Ano nos ajudará a consolidar e impulsionar o modelo de compra direta de passagens”, destacou.

Yuratan Bernardes, coordenador de Sistemas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do MP e um dos responsáveis pela gestão direta do SCDP, lembra que sem o sistema seria impossível controlar as mais de 1,1 milhão de passagens compradas no ano de 2014.

“O sistema veio melhorar a gestão como um todo porque, entre outros benefícios, evita duplicidade de lançamentos e aumenta o controle social, uma vez que está totalmente vinculado à legislação, dando mais transparência ao trabalho”, explicou.

Conip

--

Foto: Divulgação Conip

A edição 2015 do Prêmio Conip recebeu 64 inscrições de 13 estados. Concorreram universidades, órgão públicos e entidades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Durante os dois dias de Congresso, reuniram-se especialistas das iniciativas pública e privada com o objetivo de demonstrarem propostas inovadoras que atendem demandas pertinentes à gestão trazendo mais eficiência, aceleração de processos e redução de custos.