Notícias
Gestão em Destaque completa primeiro ano com debate sobre Central de Compras
A edição contou com a presença do jornalista Luís Nassif como debatedor
Cerca de 200 pessoas compareceram ao auditório do Dnit na manhã desta terça-feira (2), em Brasília, para mais uma edição do Gestão em Destaque. O evento, que acontece mensalmente há um ano, trouxe para o debate deste mês a Central de Compras do Governo Federal. Modelo inovador que pretende centralizar compras de materiais, equipamentos e demais itens utilizados por mais de uma pasta da administração pública federal.
Foto: Ilkens Souza/Divulgação/MP
Algumas das aquisições do governo já estão em andamento pela Central de Compras. A previsão é de que até o final deste ano ainda sejam efetuadas outras compras, como licitações de equipamentos de videoconferência, imagens orbitais e telefonia móvel.
A iniciativa trará benefícios que vão além da redução dos gastos públicos. Segundo o diretor da Central de Compras, Lucas Palomero, “a economia é consequência de uma melhor gestão de processos. O novo modelo vai também padronizar procedimentos e melhorar o controle e a fiscalização das compras federais.
A contratação de empresa de telefonia fixa é um exemplo do bom desempenho das compras compartilhadas. A aquisição coletiva, por 71 órgãos da administração pública, gerou uma economia de R$ 21,6 milhões aos cofres públicos.
Outro exemplo de sucesso é a compra centralizada de passagens aéreas. O novo modelo põe fim a intermediação de agencias de viagem para voos nacionais, além de informatizar a aquisição das passagens. Viagens para outros países e em trechos onde as companhias nacionais não operam, continuarão sendo intermediadas pelas agências.
O comentarista convidado desta edição foi o jornalista Luís Nassif. Para ele, as críticas veiculadas pela imprensa em relação à aquisição de passagens pela Central de Compras fazem parte do processo de implementação de algo novo. “Sempre que se implementa algo novo, a transição traz problemas", argumentou.
Com a aproximação do final do ano, o Gestão em Destaque vai ter uma pausa para balanços e avaliações, mas o chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão, Valter Correia, garantiu a continuidade dos debates, “com certeza vamos continuar com o evento no ano que vem, disse.