Notícias
União coloca 25 imóveis à venda no DF
O Governo Federal coloca à venda 25 imóveis no Distrito Federal. São 24 apartamentos de dois a quatro quartos e uma casa no Lago Sul. A comercialização dos imóveis da União, por meio de editais, é parte de uma estratégia elaborada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para reduzir gastos e aumentar a arrecadação com a venda de bens que estão desocupados e não podem ser de uso público.
Foto: Gleice Mere/Ministério Planejamento
O edital, publicado nesta terça-feira (16), no Diário Oficial da União, traz as regras e a relação dos imóveis que estão sendo oferecidos. São apartamentos funcionais localizados em áreas nobres de Brasília, nas asas Sul e Norte, além de uma casa na Península do Ministros, no Lago Sul. As áreas úteis variam de 75 metros quadrados a 134 metros quadrados, no caso dos apartamentos. A casa, na QL 12 do Lago Sul tem área construída de 795 metros quadrados. Mais informações e fotos dos imóveis podem ser acessados pelo site imoveis.planejamento.gov.br.
Segundo o secretário do Patrimônio da União, Sidrack Correia, esse primeiro edital, com um número menor de imóveis, é um teste para as próximas vendas. “Estamos aproveitando o momento de recuperação do mercado imobiliário no DF. Todos os imóveis que estão em oferta estão totalmente regularizados e têm ótima localização. Analisamos o mercado e sabemos que há uma demanda por apartamentos no Plano Piloto”, afirma o secretário da SPU.
Poderão participar da concorrência pública pessoas físicas (exceto servidores do Ministério do Planejamento) e jurídicas, inclusive por meio de consórcio.
A licitação será via concorrência pública que acontece no próximo dia 20 de junho, a partir das 9h, no auditório térreo, do Bloco K, da Esplanada dos Ministérios.
Os interessados deverão apresentar uma proposta por imóvel. A proposta vencedora será a de maior valor, que deve ser igual ou superior ao preço mínimo definido no edital. Os valores dos apartamentos variam de R$ 506 mil a R$ 1,019 milhão.
Além disso, terão que recolher caução no valor correspondente a 5% do preço mínimo do imóvel antes da apresentação da proposta. Esse montante será devolvido aos interessados que não tiverem sua proposta escolhida, de acordo com as regras do edital, que pode ser acessado aqui.
No dia da concorrência, os interessados devem apresentar documentação exigida, comprovante de pagamento de caução e a proposta pelo imóvel pretendido, de acordo com as regras contidas no edital que pode ser acessado aqui ou no site imoveis.planejamento.gov.br
O pagamento do valor do imóvel é feito à vista, com recursos próprios ou por meio de financiamento imobiliário do comprador. Os imóveis poderão ser visitados em dias úteis até o dia 19 de junho, das 9h às 17h. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (61)2020-1904 ou pelo email vendaspu@planejamento.gov.br