Notícias
SPU inicia levantamento aerofotogramétrico na Bahia
Mapeamento
A Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SPU/MP) começa esta semana a mapear com câmeras a laser uma área de 600 km² no Litoral Norte da Bahia. O produto final deste trabalho resultará na criação de um banco de dados geoespacial processado diretamente no Sistema de Gestão Integrada dos Imóveis Públicos Federais (SPUnet).
A ação atende à recomendação do Ministério Público Estadual baiano e tem a finalidade de auxiliar, com a base cartográfica produzida, na demarcação de áreas da União a partir da Linha do Preamar Médio (LPM/1831).
Será a primeira vez que um órgão público produz esse tipo de documentação nesta escala cartográfica. O serviço será realizado pela empresa Serviços Aéreos Industriais Especializados – SAI Ltda, contratada pela SPU.
O levantamento aerofotogramétrico contará com recursos do Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União. O programa é responsável pela modernização dos processos de trabalho da SPU, onde se inclui a melhoria da gestão da geoinformação, área que envolve conhecimentos em ciência da informação, engenharia cartográfica e ciência da computação.