Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SPU cede prédio 'A Noite' ao TRF da 2ª Região

Notícias

SPU cede prédio 'A Noite' ao TRF da 2ª Região

Rio de Janeiro

Inaugurado em 1929, o edifício tem 22 andares, 120 metros de altura e foi o primeiro arranha-céu da cidade
publicado:  11/12/2018 11h57, última modificação:  11/12/2018 14h22

O edifício Joseph Gire, conhecido como 'A Noite' - Foto: Biblioteca IBGE

O histórico edifício Joseph Gire, mais conhecido como "A Noite", localizado na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio, de propriedade da União, e um dos ícones da arquitetura da cidade, foi cedido pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP/SPU) ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). O contrato de cessão foi assinado, na última sexta-feira (7), pelo superintendente do Patrimônio da União no Rio de Janeiro, Leonardo da Silva Morais, e pelo presidente do Tribunal, desembargador André Ricardo Cruz Fontes.

Inaugurado em 1929, o edifício tem 22 andares, 120 metros de altura e foi o primeiro arranha-céu da cidade. Teve seus tempos de glória nas décadas de 1930 e 1940, como sede da Rádio Nacional e de várias multinacionais. Em 2013, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Pelo contrato, o TRF2 tem 180 dias para apresentar o plano de reformas para uso do prédio. Está prevista a criação de um museu e adaptações no edifício para instalação de diversas varas de Justiça. Caberá ao TRF2 fazer a revitalização do prédio. Nas proximidades do edifício já se encontram o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e o Aquário.