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Sistema de cadastro dos fornecedores de bens e serviços ao governo passa a ser totalmente digital
Já está no ar o Sicaf 100% Digital, que inova e agiliza o funcionamento do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). A novidade torna a entrega de documentos totalmente digitalizada, dispensando os fornecedores de os apresentarem fisicamente. Com isso, acaba a necessidade de atendimento presencial.
Com essa iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), baseada na Instrução Normativa nº 3/2018, serão extintas mais de 1.800 unidades cadastradoras.
Dessa maneira, cerca de 4 mil agentes públicos poderão desempenhar novas atividades para o Estado, o que contribuirá para um serviço público mais ágil e menos burocrático. A economia estimada aos cofres públicos é de R$ 65 milhões ao final do primeiro ano de implantação do sistema.
“Este é mais um passo do Governo Federal no sentido de transformar digitalmente os serviços públicos para torná-los mais eficientes, gerando, assim, maior economia para o Estado e também para o cidadão”, comemora Antonio Paulo Vogel, secretário de Gestão do MP.
Por meio do site o fornecedor encontrará as orientações corretas para o cadastramento no sistema. O registro abrangerá os níveis de credenciamento, habilitação jurídica, regularidade fiscal federal e trabalhista, regularidade estadual/municipal, qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.
Fornecedores
Todas as pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse em participar das licitações do Governo Federal devem se cadastrar no Sicaf, mantido pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais (SISG).
Em caso de pendências na transição para o sistema digital, o fornecedor deve seguir as orientações contidas neste link. Alguns sites não oficiais têm oferecido o serviço de cadastro indevidamente e cobrado por ele. É importante ressaltar que o Sicaf é e sempre será gratuito.
Todas as informações sobre o Sicaf 100% Digital podem ser encontradas aqui.