Notícias
Secretário-executivo do Planejamento destaca força das instituições públicas do Brasil
Modernização
O protagonismo da sociedade brasileira e a força das instituições públicas do país foram temas de destaque na palestra proferida pelo secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Gleisson Rubin, nesta sexta-feira, dia 9, durante o XXIII Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). Com o tema “Reforma do Estado e da Administração Pública”, o evento está sendo realizado na cidade de Guadalajara (México).
De acordo com o Rubin, desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, o Brasil vem intensificando a implantação de mecanismos de controle, eficiência e ética da administração pública. O secretário-executivo destacou a importância das mais recentes ações do MP no processo de modernização do Estado, enfatizando o lançamento de painéis que facilitam a gestão.
“Com as lições deixadas por episódios recentes em nosso país, estamos perseguindo o objetivo de concretizar a abertura dos dados e informações sobre a gestão e aplicação dos recursos públicos a todos os interessados, assim como declarado na carta ibero-americana de ética e integridade na função pública”, destacou Rubin.
A implantação do Painel de Preços, em 2017, foi um dos destaques citados na palestra. Para o secretário-executivo, ao disponibilizar os dados e informações de compras públicas de maneira clara e ágil, o Painel auxilia os gestores públicos nas tomadas de decisões e assegura transparência em relação aos preços praticados. “De um computador ou do aparelho celular o gestor consegue fazer todo o acompanhamento”, ressaltou.
Gleisson Rubin também enfatizou a relevância de outros painéis criados pelo Ministério do Planejamento. “Os painéis de Custeio Administrativo, Obras, Transferências Abertas, Estatístico de Pessoal e de Empresas Estatais foram implantados dentro dessa mesma proposta de ampliar a transparência e estimular a participação da sociedade, oferecendo informações qualificadas de interesse geral”, observou.
Citando os desafios de governar um país de dimensões continentais, Rubin apontou as diferenças regionais existentes no Brasil. Ele lembrou que a nação possui mais de 209 milhões de habitantes morando em 5.570 cidades, cada uma delas com realidade distinta e complexa. Ao final, o secretário-executivo reforçou o aprendizado brasileiro para superar a recessão da economia.
XXIII Congresso Internacional CLAD
O Congresso reúne painéis para apresentação de estudos, publicações e troca de experiências em áreas como gestão da qualidade, modernização das instituições públicas, Administração Pública inclusiva, profissionalização no serviço público, entre outras. Além da palestra de Gleisson Rubin, o Ministério do Planejamento foi representado pela Secretaria de Gestão, participando de painéis relacionados à transparência e participação cidadã na Administração Pública e às políticas públicas e inovação para o desenvolvimento sustentável na América Latina.