Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento participa de Dia do Combate ao Aedes Aegypti

Notícias

Planejamento participa de Dia do Combate ao Aedes Aegypti

Em 2017 houve redução de 83,5% nos casos de dengue e zika no país
publicado:  08/12/2017 14h37, última modificação:  11/12/2017 15h32
Exibir carrossel de imagens Manoel Lima – Secom/TO – Ascom/Vicegov

O Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, participou do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti em Palmas, no Tocantins. Este dia marca o empenho do Governo Federal, Estados e Municípios na prevenção contra doenças transmitidas pelo mosquito. 

Em 2017 houve redução significativa dos casos de dengue e zika no país. Foram 83,5% menos casos de dengue e 92,1% de zika em comparação a 2016. Já com relação a chikungunya, a queda foi de 32,3%

A campanha de Mobilização Nacional vem reforçar a estratégia do governo de que "não podemos baixar a guarda, apesar dos números melhores. Com a proximidade do verão, precisamos intensificar os esforços  para combater o mosquito", disse o ministro. 

Em 2017, o repasse federal aos Estados e Municípios para executarem ações de prevenção e promoção de vigilância em saúde, incluindo o Combate ao Aedes aegypti, deve chegar a R$ 1,9 bilhão. Para 2018, o governo destinará cerca de R$ 8 bilhões do orçamento para a luta contra o mosquito. 

Em Palas, o ministro visitou um Centro de Saúde na quadra 405 e participou de vistoria  na casa de uma moradora na quadra 407, ao lado da vice-governadora, Cláudia Lelis,  e agentes de saúde . 

"Em relação a dengue é melhor prevenir  a proliferação do mosquito. Por mais recursos que o governo coloque, é fundamental que a sociedade faça sua parte", concluiu.