Notícias
Planejamento esclarece sobre movimentação de servidores para compor força de trabalho dos órgãos
Administração
Dirigentes e servidores do governo federal participaram, nesta quinta-feira (29), do evento “Movimentação para compor a força do trabalho”, realizado na Secretaria de Gestão de Pessoas Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP). O encontro foi para esclarecer o processo de composição da força de trabalho, previsto na Portaria n° 193, de 3 de julho de 2018. Também tirou dúvidas sobre o modo de solicitação de perfis e de servidores.
O secretário de Gestão de Pessoas, Augusto Chiba, explicou que a medida busca aproveitar servidores que se encontram sem função: “As movimentações são ferramentas para a administração ter mais gente trabalhando. Assim, não deixamos as pessoas ociosas e aproveitamos a força de trabalho da melhor maneira possível”, afirmou.
A Portaria n° 193 tem a função de permitir maior mobilidade e aproveitamento da força de trabalho pela Administração Pública Federal. Abre a possibilidade de valorização do agente público, ao favorecer o aproveitamento de sua capacidade laboral e, ao mesmo tempo, contribui para seu crescimento profissional.
Para a servidora Tatiana Pirovano, do Ministério da Ciência e Tecnologia, eventos como esse são importantes para aprimorar os conhecimentos sobre as novidades em gestão. “Trabalho com movimentação de pessoal e vou repassar o que aprendi aqui para os servidores que pretendem ser realocados com as normas da portaria”, ressaltou.
As movimentações ocorrem apenas no âmbito do Poder Executivo Federal e os servidores têm seus direitos e vantagens assegurados, assim como seu órgão ou entidade de origem.