Notícias
Planejamento assina acordo de cooperação com governo do Ceará para construção de Parque Ecológico
O secretário do Patrimônio da União (SPU), Sidrack Correia, assinou, nesta terça-feira (30), acordo de cooperação técnica com o Governo do Ceará para a implantação do Parque Estadual do Cocó em Fortaleza (CE). O acordo é o primeiro passo para a criação das unidades de conservação do Rio Cocó, cuja bacia hidrográfica está situada na região metropolitana de Fortaleza.
O compromisso, firmado pelo secretário da SPU e pelo governador do Ceará, Camilo Santana, prevê o planejamento da regularização fundiária sustentável para cessão do imóvel que comporá o parque, além da destinação efetiva das áreas ao Estado do Ceará. “Estamos fazendo a nossa parte e atuando para garantir a preservação dessa área que é tão importante para o município de Fortaleza”, afirmou Sidrack Correia.
Para o governador do Ceará, o termo de cooperação é uma vitória aguardada há 40 anos. “Graças a essa parceria, vamos formalizar e ampliar o parque em cerca de 500 hectares, totalizando 1,5 mil hectares. Queremos aliar a preservação ambiental com uma área de lazer e turística muito importante para o município”, informou Camilo Santana.
Segundo o governador, no próximo domingo será assinado o decreto de criação do parque estadual. A partir daí começa o planejamento para início das obras de infraestrutura, orçadas em R$ 50 milhões.
Entre os projetos do governo do Ceará estão o de reurbanização e reassentamento de moradores que atualmente ocupam o local. A proposta visa proteger e conservar os recursos naturais existentes no Parque do Cocó. A regulamentação da área deve manter o equilíbrio ecológico necessário à preservação da fauna e floras terrestre e aquática.
Participaram da assinatura do acordo o deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE), o secretário-adjunto da SPU, Reinaldo Redorat, o diretor do Departamento de Destinação Patrimonial, André Nunes, e a coordenadora-geral de Gestão de Bens de uso da Administração Pública, Anna Cristina Cruz.