Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O software público Vlibras é finalista do Latam Smart City Awards 2018

Notícias

O software público Vlibras é finalista do Latam Smart City Awards 2018

Período Eleitoral

Cerimônia de premiação será em 12 de setembro, na Cidade de Puebla, no México
publicado:  29/10/2018 16h04, última modificação:  29/10/2018 17h01
 
 
A suite Vlibras está entre os finalistas do Latam Smart City Awards 2018, na categoria "sociedade igualitária e colaborativa". O Vlibras foi selecionado entre mais de 70 projetos implementados por governos de outros países, empresas, centros de pesquisa e startups. A cerimônia de premiação será realizada na Cidade de Puebla, no México, em 12 de setembro.
 
O congresso [smartcityexpolatam.com]Smart City Expo LATAM vai reunir, entre os dias 11 e 13 de setembro, representantes de cidades, instituições, organizações da sociedade civil e empresas de todo o mundo com o objetivo de identificar equívocos comuns e apresentar soluções orientadas a um melhor planejamento urbano.
 
A Suite VLibras é um conjunto de soluções desenvolvidas em código aberto para converter, automaticamente, textos, áudios e vídeos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essas soluções permitem que computadores, dispositivos móveis e portais e páginas de internet fiquem mais acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.
 
O projeto do VLibras não tem fins lucrativos e prevê um modelo gratuito, livre e contributivo. Intérpretes, pessoas com deficiência auditiva e familiares podem participar ativamente do processo de construção do dicionário, enviando sugestões e críticas para melhorar a qualidade da tradução automática, por meio do Portal do Software Público.
 
Entre as ferramentas disponíveis na Suite estão o VLibras-Desktop, VLibras-Plugin, extensão para navegadores, VLibras-Vídeo e a Wikilibras, local onde é possível desenvolver novos sinais ou corrigiroutros já inseridos no dicionário dos softwares. O tradutor também está disponível para smartphones e tablets, para sistemas Android e iOS.

*Matéria publicada nesta data devido às restrições impostas pela legislação eleitoral.