Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo sistema modernizará a gestão do patrimônio da União

Notícias

Novo sistema modernizará a gestão do patrimônio da União

Usuário do SPUnet pode realizar serviços financeiros online, fazer requerimentos e emitir algumas certidões e declarações
publicado:  27/06/2017 19h27, última modificação:  27/06/2017 19h27

Já está no ar a página do novo Sistema de Gestão Integrada de Imóveis Públicos Federais (SPUnet) da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), disponível para acesso aqui. Nela, podem ser obtidas informações sobre as vantagens do sistema, suas funcionalidades, cronograma de implantação e resultados esperados pelo sistema que integrará todos os demais existentes hoje na SPU.

Segundo o secretário do Patrimônio da União, Sidrack Correia, o SPUnet resolverá, de uma vez por todas, as questões de identificação, cadastro e registro de dados. “É prioridade da atual gestão viabilizar e implantar os módulos previstos no Programa de Modernização, possibilitando uma melhor utilização e um controle mais eficaz de todo o patrimônio”, disse.

O portal de atendimento é o primeiro módulo do sistema de gestão integrada dos Imóveis Públicos Federais (SPUnet), que oferece ao usuário a possibilidade de realizar serviços financeiros, iniciar requerimentos específicos, bem como emitir declarações e certidões relativas a imóveis dominiais da União. Assim, os serviços podem ser acessados pelo computador, tablet, notebook ou celular.

INFORMAÇÕES UNIFICADAS

O SPUnet é o principal projeto em desenvolvimento dentro do Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio da União da SPU. Vai unificar, em um banco de dados geoespaciais, as quatro bases cadastrais dos imóveis públicos pertencentes ou utilizados pela União, autarquias e fundações públicas federais. São elas: SPIUnet, SIAPA, SARP e CIF.

O sistema é dividido em módulos, com blocos de funcionalidades destinadas aos processos de gestão imobiliária: incorporação de áreas e imóveis (cadastro físico-cartorial), tratamento e administração da geoinformação, atendimento ao público, destinação de imóveis, avaliação e contabilização, receitas patrimoniais, e fiscalização e controle.