Notícias
Novo Regime Fiscal é passo para crescimento, afirma ministro do Planejamento
Novo regime fiscal
Medida foi apresentada pelo presidente em exercício Michel Temer a líderes parlamentares
publicado:
15/06/2016 23h07,
última modificação:
21/06/2016 18h21
O Novo Regime Fiscal é uma medida que disciplina o gasto da União e pavimenta o caminho para o crescimento econômico, avalia o ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, em entrevista ao Portal do Planalto.
A medida foi apresentada nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, pelo presidente em exercício Michel Temer a líderes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
“Essa proposta é um primeiro passo para darmos seguimento naquilo que é o mais importante, que é a retomada do crescimento, a retomada dos empregos e a melhoria da qualidade de vida do cidadão brasileiro”, afirmou o ministro.
Segundo ele, o controle dos gastos públicos é um caminho que tem que “ser trilhado” para se alcançar esse objetivo final “que é realmente o que nos interessa”.
Oliveira demonstrou a necessidade desse controle citando que a expansão dos gastos públicos, entre 2008 e 2016, cresceu mais de 6% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). “Se torna uma equação que o governo não tem condição de financiar para o futuro. Não há possibilidade de a sociedade brasileira gerar os recursos necessários para continuar expandindo os gastos públicos da mesma maneira que ocorreu nos últimos anos”.
Os líderes da base aliada se demostraram muito favoráveis à aprovação da proposta, avaliou o ministro. Isso demonstra, de acordo com ele, que há compreensão no Congresso Nacional de que a situação atual das contas públicas do Brasil precisa de ações estruturantes e que apresentem um projeto de longo prazo, “um encaminhamento para a nação brasileira do ponto de vista econômico”.
Fonte: Portal Brasil.