Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MP publica guia para orientar contratação de serviços de tecnologia

Notícias

MP publica guia para orientar contratação de serviços de tecnologia

Service Desk

Manual apresenta métricas mais usadas em serviços de atendimento ao usuário e relatórios de acompanhamento
publicado:  21/12/2018 16h16, última modificação:  21/12/2018 21h07

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP) publicou nesta quinta-feira (20) um guia para orientar gestores da administração pública federal a contratar e prestar serviços de tecnologia da informação. Esses serviços geralmente são contratados por pregão eletrônico, em observância à legislação de compras públicas – com base em padrões técnicos, requisitos operacionais e metodologia de remuneração.

Guia de Boas Práticas e Orientações para a Contratação de Service Desk está alinhado às normas do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal (Sisp). De acordo com o material, a Central de Suporte e Serviços, ou "Service Desk", é um meio único para gerenciar as demandas e requisições dos usuários, com importância estratégica para a prestação de serviços de tecnologia da informação e comunicação.

Por ser o ponto de contato entre a área de tecnologia e os usuários, essa Central é diretamente responsável pela percepção e satisfação quanto à qualidade e efetividade dos serviços de tecnologia da informação e comunicação do órgão. Segundo o coordenador-geral do Núcleo de Contratações de Tecnologia da Informação do Sisp, Cícero Padilha, o suporte ao usuário é uma atividade de alta relevância, pois apoia praticamente todos os processos da administração pública federal e contribui para manter as operações de diversos órgãos em funcionamento.

Além das características gerais dos serviços, o manual apresenta também as métricas mais utilizadas na administração pública, tanto para avaliação dos serviços de atendimento aos usuários como as formas de remuneração. Além disso, o material traz indicadores de níveis de serviços e relatórios de acompanhamento.

No padrão proposto pelo guia, a Central de Atendimento é organizada no modelo de Service Desk. Ela é incumbida de receber as requisições encaminhadas pelos usuários da organização, com o propósito de solucionar os problemas mais comuns que dependem de equipamentos e serviços de tecnologia da informação e comunicação para realizar suas atribuições. As diretrizes e boas práticas seguem o modelo de gerenciamento ITIL (do inglês Information Technology Infrastructure Library), que classifica as demandas em níveis a fim de otimizar os processos.

Para a elaboração do guia, a equipe da Secretaria de Tecnologia, órgão central do Sisp, levou em conta, ainda, as recomendações do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).