Notícias
Planejamento irá aperfeiçoar gestão de imóveis da União
Ministro abriu encontro de superintendentes do Patrimônio da União
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, abriu esta manhã (01), em Brasília, o 18º Encontro Nacional de Gestão do Patrimônio da União. Para uma plateia de 27 superintendentes estaduais, o ministro evidenciou os desafios que serão enfrentados por cada superintendência em relação ao cadastramento, regularização e alienação dos imóveis da Administração Pública Federal. São 627 mil imóveis da União espalhados pelo país. “O meu apelo é que vocês se dediquem a isto e possam nos ajudar, não só no cumprimento da meta (fiscal), mas também aperfeiçoar a gestão do Patrimônio da União”, disse Simão.
O secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada, destacou que o Encontro é a oportunidade para que as superintendências regionais “alinhem estratégias para um programa eficiente de governança”. “Temos este ano, desafios do ponto de vista orçamentário e político, mas apesar de tudo isto, temos o interesse de entregar a melhor gestão do patrimônio da União para a população brasileira”, garantiu o secretário.
Ainda durante a abertura do evento, o ministro Valdir Simão lembrou que a eficiência do Estado se dá principalmente quando atua em favor do cidadão. “A burocracia penaliza o cidadão, e por isto, a relação do Estado com o cidadão tem que ser simples. É preciso desburocratização, reorganização administrativa, gestão de qualidade de gasto, e o fortalecimento da gestão e do controle”.
Para o secretário executivo da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Azevedo, que também participou da abertura do Encontro, temos que ter um “Estado efetivo com uma cidadania ativa”, onde a participação da população é necessária para a eficiência das ações de Governo.
Rogério Veiga Aranha, superintendente da SPU em Minas Gerais, acredita que “este é o momento para ajudar a nivelar o entendimento de uma nova gestão”. “Eu volto para Minas Gerais com um novo modelo de reformulação gerencial. Temos que ter um bom cadastro dos imóveis da União, mas adequá-lo ao sistema informatizado e acessível ao cidadão”.
O 18° Encontro Nacional de Gestão do Patrimônio da União vai até quinta-feira (3).