Notícias
Ministro do Planejamento reúne-se com equipe de transição do governo eleito
A Proposta de Lei Orçamentária da União para 2019 (PLOA 2019) foi o destaque da reunião, na tarde desta terça-feira (13/11), entre o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, e o economista Paulo Guedes, futuro ministro da área econômica do governo eleito. Segundo Colnago, o foco da conversa foi a realização de possíveis mudanças, “dentro das possibilidades que existem, de tal forma que o orçamento fique o mais adequado possível para o próximo governo”.
Colnago falou sobre a importância de ter uma sinalização rápida para que os ajustes orçamentários alcancem a nova estrutura do governo. “A discussão foi no sentido das novas estruturas e aquilo que a gente pode ajustar, porque, hoje, o orçamento está preparado para os ministérios existentes. Então, se vão ter fusões, junções de novos ministérios, a gente precisa ter essa nova estrutura para ajustar o orçamento”, destacou.
Para fazer mudanças orçamentárias relativas a 2019, a mensagem modificativa do Presidente da República terá que ser enviada até a aprovação do relatório da Lei Orçamentária Anual (LOA), cujo prazo é dia 22 de novembro.
Acompanhado do secretário-executivo do Planejamento, Gleisson Rubin, Colnago entregou a Paulo Guedes um conjunto informações estratégicas, gerenciais e operacionais elaborado por técnicos do Ministério. São 15 textos focados nos principais pontos de preocupação da Pasta. A versão pública estará disponível para consulta no endereço: https://transicao.planejamento.gov.br. Os documentos contam com análises detalhadas, diagnóstico, visão geral, riscos e propostas de ações mitigadoras para os problemas e pontos de alerta para os primeiros dias do próximo governo.
Confira áudio da entrevista do Ministro do Planejamento concedida na saída do encontro. Leia a degravação da entrevista.
(Foto: Rafael Carvalho / Governo de Transição)