Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro avalia como positiva a alta do PIB no primeiro trimestre

Notícias

Ministro avalia como positiva a alta do PIB no primeiro trimestre

Resultado demonstra sustentabilidade das medidas disse Esteves Colnago
publicado:  30/05/2018 20h19, última modificação:  01/06/2018 12h52

O Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, disse que o crescimento do PIB de 0,4% no primeiro trimestre “ foi um resultado positivo e demonstra a sustentabilidade das medidas econômicas”. A análise foi feita durante o Fórum Brasil de Investimentos, em São Paulo.

O índice, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ficou pouco acima do estimado pelo mercado para o período, que era de 0,3%. O crescimento, em relação ao trimestre anterior, se deu por “conta da ampliação dos investimentos, em especial pela alta de 0,6% da Formação Bruta de Capital Fixo, o que demonstra a sustentabilidade das ações e da capacidade da nossa economia de crescer no longo prazo”, observou Colnago.

A força da demanda interna brasileira foi o grande destaque na divulgação do PIB do primeiro trimestre. De acordo com os números do IBGE o consumo das famílias cresceu 0,5% nos três primeiros meses de 2018 , enquanto os investimentos aumentaram em 0,6% no mesmo período, ou seja, ambos subiram mais do que o PIB como um todo.

Durante o Fórum Brasil de Investimentos, o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, ressaltou a importância da alta da atividade econômica pelo quinto trimestre consecutivo, após uma sequência de oito trimestres de queda. Segundo ele, os números demonstram que o país passou a crescer de maneira sustentada no médio e longo prazo.

“O crescimento do primeiro trimestre só não foi maior porque a demanda externa foi ligeiramente negativa, com as importações crescendo mais do que as exportações”, analisou Colnago, observando que esta comparação reforça mais uma vez a força da demanda doméstica.

Já no lado da Oferta, o grande destaque do trimestre foi a Agropecuária. O setor teve expansão de 1,4%. A Indústria e os Serviços também apresentaram variação positiva de 0,1%. “É a primeira alta desses três setores de maneira simultânea desde o primeiro trimestre de 2017”, salientou.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB brasileiro apresentou aumento de 1,2%. No acumulado em quatro trimestres até o primeiro trimestre de 2018, o PIB mostra alta de 1,3%. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,641 trilhão no primeiro trimestre de 2018 e, com isso, acumulou R$ 6,616 trilhões em quatro trimestres.

O secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do MP, Julio Alexandre, explicou que, mantido o nível do primeiro trimestre de 2018, o carregamento estatístico do crescimento do PIB deste ano já está em torno de 0,9%. “A esperada alta no crescimento da economia para os próximos trimestres reforça a expectativa de aceleração do crescimento deste ano frente a 2017", finalizou