Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançado edital para contratação de plano de segurança integrada para edifícios da Esplanada

Notícias

Lançado edital para contratação de plano de segurança integrada para edifícios da Esplanada

Novo modelo

O pregão será realizado no dia 19 de novembro
publicado:  06/11/2018 18h45, última modificação:  06/11/2018 20h52

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) iniciou processo licitatório para contratar empresa que irá elaborar modelo integrado de Sistema de Segurança Física. No novo modelo serão apontados recursos adequados para a segurança patrimonial – como controle de acesso, circuito fechado de TV, central de monitoramento, alarmes sensoriais, equipe de segurança – dos prédios da Esplanada dos Ministérios, com exceção do Palácio do Planalto e anexos da Presidência da República. O edital está disponível aqui e o pregão será realizado no dia 19 de novembro, pelo Portal de Compras do Governo Federal.

A iniciativa faz parte de projeto de revisão da estratégia de contratação de bens e serviços de portaria, recepção e vigilância. “O objetivo da contratação é adequar os riscos e vulnerabilidades prediais aos recursos de segurança eletrônica e ostensiva, visando reduzir gastos e compartilhar esforços que são comuns aos diversos Ministérios”, explica o secretário de Gestão do MP, Antonio Paulo Vogel.

O fornecedor contratado apresentará análise de risco de cada edifício, com um plano de segurança integrado para os blocos e anexos da Esplanada dos Ministérios. A proposta é estabelecer uma relação custo-benefício equilibrada, de acordo com o nível de risco de segurança e os impactos em cada caso. Com isso, os recursos utilizados serão dimensionados de forma adequada.

Atualmente, os gastos com segurança ostensiva para os prédios e anexos da Esplanada dos Ministérios superam R$ 70 milhões por ano. A economia com a implantação integrada do novo modelo de segurança será estimada após a escolha do vencedor da licitação.