Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Justiça do Trabalho do Ceará passa a utilizar Suíte VLibras

Notícias

Justiça do Trabalho do Ceará passa a utilizar Suíte VLibras

Software público traduz conteúdos digitais para pessoas surdas
publicado:  23/06/2016 22h15, última modificação:  23/06/2016 22h15
A Justiça do Trabalho do Ceará passou a utilizar a Suíte VLibras para traduzir os conteúdos de seu portal para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A partir agora, as pessoas surdas já podem consultar notícias, andamentos de processos e demais seções do portal do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT 7). O conjunto de ferramentas foi lançado em maio de 2016 em uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“A Suíte VLibras garante e amplia a possibilidade de comunicação dos órgãos com uma grande parcela da população que não tinha acesso às informações do portal”, explica Wellington Luiz Gaboardi, diretor da Divisão de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (TI) do TRT 7.

Segundo o diretor, há seis anos o tribunal procurava uma solução para prover o acesso aos surdos. Desde 2010, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) editou a Resolução nº 64, que determina a tradução dos conteúdos de portais para Libras. “Sempre pesquisamos por uma ferramenta livre, mas não tinha nenhuma deste gênero. O projeto ficou suspenso até o ano passado, quando ficamos sabendo do VLibras”, complementa.

BENEFÍCIOS

Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto. As soluções contribuem para reduzir as barreiras de comunicação e promovem o acesso de pessoas surdas aos conteúdos em computadores, dispositivos móveis e plataformas Web em sua língua natural de comunicação.

Entre os benefícios do software público estão o dicionário contendo mais de 11 mil termos, a criação e validação de sinais a partir da WikiLibras e a tradução de vídeos digitais pela ferramenta Vlibras-Vídeo para a língua de sinais. 

"Desenvolvemos esta parceria com a UFPB para promover o acesso de cerca de 9,5 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva. A Suíte VLibras está disponível para todos os órgãos utilizarem", afirma Fernando Siqueira, secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de julho de 2015) determina a acessibilidade digital de todos os sítios do governo.

A Suíte VLibras está disponível no Portal do Software Público (SPB), na Apple Store e na Google Play.