Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Investimento em infraestrutura no Brasil é tema de interesse de italianos

Notícias

Investimento em infraestrutura no Brasil é tema de interesse de italianos

Segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Planejamento, investimentos em infraestrutura são essenciais para a retomada do crescimento
publicado:  07/11/2017 20h29, última modificação:  07/11/2017 20h29

Os investimentos em infraestrutura terão uma contribuição bastante importante para que a retomada do crescimento do país seja feita de forma sustentada, analisou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Jorge Arbache, após reuniões com investidores italianos nesta terça-feira, dia 7.

Para Arbache, o pior da crise econômica no Brasil já passou e, com as reformas que foram feitas e que estão em andamento pelo governo, o país está começando a voltar a crescer. “No entanto, para que a economia volte a crescer de forma mais sustentável é preciso investir especialmente em infraestrutura, que é uma parte essencial dos custos de produção e, portanto, irá ajudar a sustentar o crescimento da economia”.

O secretário, que acompanha o ministro Dyogo Oliveira em comitiva brasileira em Roma, comenta que o Ministério do Planejamento tem feito viagens a vários países para apresentar projetos de infraestrutura, conhecer potenciais parceiros e poder atraí-los para investir no Brasil. “A recepção tem sido muito positiva. As pessoas estão se surpreendendo com a capacidade de recuperação do nosso país, depois de uma recessão tão profunda. Há, claramente, muita gente interessada em entrar no Brasil e participar da retomada da economia”.

Veja a declaração completa do secretário:

SETORES RODOVIÁRIO E ELÉTRICO

O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do MP, Hailton Madureira, que também participa da comitiva, acrescentou que os setores nos quais as empresas italianas mais demonstraram interesse, durante as reuniões feitas hoje, foram os setores rodoviário e elétrico. “É exatamente nesses setores que o Brasil oferece a maior quantidade de projetos”. Em 2018, segundo Madureira, o país fará leilões no setor de ferrovias, em especial para a conclusão da Transnordestina – ferrovia que liga os interiores de Pernambuco, do Ceará e do Piauí a portos dos estados do Ceará e Pernambuco –, e também no setor elétrico, sobretudo nas áreas de produção eólica e solar.

Ouça mais no depoimento de Madureira:

LEIA TAMBÉM

Italianos apontam interesse em ferrovias, especialmente a Transnordestina