Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Investidores internacionais conhecem ativos de estatais brasileiras

Notícias

Investidores internacionais conhecem ativos de estatais brasileiras

Iniciativas são apresentadas em Fórum dos BRICS que acontece em Pequim até dia 22
publicado:  21/09/2017 20h21, última modificação:  21/09/2017 22h40

Entre os dias 20 e 22 de setembro, delegação brasileira participa do 2º Fórum sobre Reforma e Governança Corporativa de Empresas Estatais dos BRICS, em Pequim, na China, e apresenta os ativos estatais brasileiros das áreas de energia elétrica, petróleo, portos e aviação, visando parcerias com investidores internacionais presentes no Fórum, que contribuirão na recuperação do desenvolvimento econômico e social do País.

O grupo é liderado pelo secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SEST), Fernando Antônio Ribeiro Soares, que, durante a abertura do evento, agradeceu a oportunidade de discussão e troca de experiências, reforçando, ainda, a convicção e o empenho do Brasil nas parcerias firmadas entre os países signatários do BRICS. “Em um mundo cada vez mais global e interdependente, o desenvolvimento econômico e social passa, inevitavelmente, pela construção de pontes e parcerias comerciais”, salientou o secretário.

Delegação Brasileira no 2º Fórum sobre Reforma e Governança Corporativa de Empresas Estatais dos BRICS

Durante o encontro, os representantes da SEST compartilharam experiências bem-sucedidas nas empresas estatais brasileiras, com as inovações ocorridas na área de governança corporativa e transparência da gestão (a partir da publicação da Lei 13.303/2016 e do Decreto 8.945/2016), como o Indicador de Governança em Empresas Estatais Federais e o Boletim de Estatais, já na sua segunda edição.

Além do secretário, a delegação brasileira conta com a coordenação do diretor de Avaliação e Governança das Empresas Estatais da SEST, Mauro Ribeiro Neto, que e é composta por representantes da Infraero, Petrobras, Eletrobrás, BNDES e Caixa Econômica Federal.

O evento conta com a participação de representantes de todos os países do BRICS, que coordenam os assuntos relacionados às políticas e diretrizes de governança corporativa e reestruturação de ativos em empresas estatais nos respectivos países.

Sobre o Fórum

Em novembro do ano passado ocorreu o Primeiro Fórum dos BRICS sobre Reforma e Governança das Empresas Estatais, em Chennai, Índia. Nele, os departamentos de supervisão de empresas estatais compartilharam experiência sobre medidas e práticas sobre reforma e governança corporativa de estatais.

Neste Segundo fórum, os membros dos países se reúnem para finalizar o “Beijing Consensus on SOE Governance of BRICS” no qual são propostas dez medidas construtivas no que diz respeito à melhoria da governança corporativa. Ademais, será firmado um modo de comunicação com o intuito de melhorar o intercâmbio e a cooperação sobre a reforma e desenvolvimento das Empresas Estatais e em compartilhar sua experiência de reforma para o desenvolvimento sustentável.

O 3º Fórum, em 2018, ocorrerá na África do Sul e em 2019, o Brasil sediará o 4º Fórum.
Em Pequim, o Fórum foi organizado pela State-owned Assets Supervision and Administration Commission of the State Council (SASAC).