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Governo está empenhado em avançar na transformação digital
Ainda há uma longa estrada a ser percorrida para a transformação digital do governo, reconhece o secretário executivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Gleisson Rubin. No entanto, o governo tem trabalhado em iniciativas para aproximar governo, cidadãos e empresas, oferecendo oportunidade de acesso aos serviços públicos, especialmente por meio das facilidades que a tecnologia proporciona.
Gleisson Rubin falou desse trabalho ao participar, na manhã desta quarta-feira, 6, da abertura do encontro Brazil Digital Transformation Summit, promovido pela empresa chinesa Huawei, em comemoração aos 20 anos da presença da organização no Brasil.
Entre as iniciativas para aproximar governo e sociedade, ele destacou o Portal de Serviços (servicos.gov.br), que reúne em um único endereço mais de 1,6 mil ações voltados para os cidadãos e as empresas. Entre os serviços disponíveis, mais de 500 já são completamente digitais, como o Alistamento Militar Obrigatório.
O secretário executivo contou que, antes da transformação digital do serviço de alistamento, os 1,8 milhão de jovens brasileiros que todos os anos chegam à maioridade precisavam comparecer até cinco vezes à Junta de Alistamento Militar.
"Desde o final do ano passado, esse alistamento é totalmente digital. Só comparece à Junta aquele jovem que será incorporado às Forças Armadas", comemora Gleisson.
"Essas ações têm impacto direto na vida dos brasileiros que diariamente acessam serviços públicos. Muitas vezes ainda têm de enfrentar a burocracia e perder tempo em filas ou no preenchimento de formulários. Isso não faz mais sentido nos dias de hoje", afirma o secretário executivo.