Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo entrega obra do novo complexo aeroportuário em Vitória (ES)

Notícias

Governo entrega obra do novo complexo aeroportuário em Vitória (ES)

Com a entrega, Infraero elevará a qualidade do serviço aeroportuário no estado
publicado:  29/03/2018 15h49, última modificação:  29/03/2018 15h49

A partir dessa sexta-feira (30), o Aeroporto Eurico Aguiar Salles em Vitória, no Espírito Santo, passa a operar em nova estrutura. O complexo aeroportuário atenderá à demanda crescente da capital capixaba, uma vez que a antiga estrutura atuava no limite da capacidade. O novo aeroporto foi inaugurado nesta quinta-feira (29).  

Com o investimento realizado, o aeroporto passa a contar com nova pista de pouso e decolagem, com 2.058m de extensão, modernos equipamentos de navegação aérea, pistas de táxi, pátio de aeronaves ampliado, terminal de passageiros com 29.553m² e estacionamento. O acesso ao terminal de passageiros será por meio da nova ligação à Avenida Adalberto Simão Nader, tudo para melhorar a eficiência operacional e aumentar o conforto e segurança dos passageiros.

Foto: Secretaria de Aviação Civil - Divulgação

“Após um ano e oito meses, com grande empenho do governo federal, a obra do aeroporto, que estava paralisada desde 2008, foi entregue à população”, afirmou o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, ressaltando que apesar da situação orçamentária, “a obra foi considerada investimento prioritário na agenda do governo, com excelente desempenho em sua execução”.

Novo complexo

O governo investiu na obra do aeroporto R$ 725 milhões, por meio do Orçamento-Geral da União. Agora, o aeroporto de Vitória/ES, mais confortável e amplo, conta com cinco esteiras de restituição de bagagens, 31 balcões de check-in, seis pontes de embarque, três escadas rolantes e oito elevadores. O aeroporto ainda contará com um estacionamento para 1591 vagas, quase o triplo do atual.

O terminal agora tem capacidade para processar 8,4 milhões de passageiros por ano, com o conforto que as novas pontes de embarque podem trazer, ante 3,3 milhões do terminal antigo, o qual não possuía pontes de embarque. A demanda ao aeroporto tende a crescer, pois a cidade tem 363.140 habitantes e a região metropolitana de Vitória 1.960.213 habitantes (estimado IBGE 2017) e além de seus portos e indústrias, é também um destino turístico relevante para o país.