Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo de Bangladesh visita o Planejamento para conhecer projetos ligados à Gestão de Pessoas

Notícias

Governo de Bangladesh visita o Planejamento para conhecer projetos ligados à Gestão de Pessoas

Comitiva do país asiático mostra interesse especial na experiência brasileira para reduzir fraudes em concursos públicos
publicado:  26/04/2018 22h03, última modificação:  26/04/2018 23h23

Uma comitiva do governo de Bangladesh conheceu, nesta quinta-feira (26), a estrutura do Serviço Público Federal no Brasil. Em reunião no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), foram apresentados os principais temas da área de Gestão de Pessoas, o perfil do servidor público e o processo de ingresso na Administração Pública Federal (APF).

Para Neleide Abila, secretária adjunta substituta da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MP, a troca de experiências tem sido base do processo de melhoria e inovação adotada pelo governo brasileiro. “Iniciativas como esta inspiram a modernização da administração pública, o aperfeiçoamento da gestão e o desenvolvimento de ferramentas de apoio à gestão de pessoas”, disse Abila ao receber a delegação asiática.

Comitiva Bangladesh
Foto: Hoana Gonçalves/MP

Durante a reunião, o chefe de gabinete da SGP, Scott Linhares, afirmou que gostaria de se aproximar do governo de Bangladesh para promover a troca de experiências entre os dois países. "Existem servidores trabalhando diariamente em nossa secretaria para conduzir os projetos estratégicos, todas as ações estruturantes e os sistemas que envolvem Gestão de Pessoas no Serviço Público Federal", complementou Linhares.

Na SGP, estão sendo desenvolvidos 20 projetos estratégicos, que devem ser entregues até o fim deste ano. Entre eles o de Dimensionamento da Força de Trabalho, ação que reduzirá o tempo de realização do dimensionamento de dois anos para três meses.

Outro benefício é a customização da metodologia para os diferentes órgãos do Executivo Federal. O projeto, que está sendo implantado como piloto em cinco órgãos, deve gerar uma economia de R$ 40 milhões por ano nos próximos cinco anos.

Atualmente, existem 634.871 mil servidores públicos federais na ativa no Brasil. Durante a apresentação, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) enfatizou a busca do governo federal por pessoas com diploma de nível superior. Atualmente, 39,08% dos servidores em atividade tem esta escolaridade.

Os representantes de Bangladesh questionaram, durante a reunião, sobre o processo de ingresso no Serviço Público Federal. Kamal Uddin Ahmed, chefe da delegação, disse que gostaria de saber mais sobre a experiência brasileira para reduzir as fraudes nos concursos em Bangladesh, país localizado na Ásia.

"Estou muito feliz de compartilhar experiências entre Bangladesh e o Brasil na gestão do serviço público. Foi interessante saber como o Ministério do Planejamento está trabalhando no desenvolvimento do serviço público no Brasil, principalmente na área de concursos e seleção de servidores", afirmou o chefe da delegação.

No Executivo Federal, os concursos públicos são regulamentados pelo Decreto n° 6.944, de 21 de agosto de 2009.