Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Governo avança na oferta de serviços em meio digital", afirmou Dyogo Oliveira

Notícias

"Governo avança na oferta de serviços em meio digital", afirmou Dyogo Oliveira

Ministro fez a abertura da 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública e ressaltou que o governo precisa acompanhar uma sociedade cada vez mais moderna e tecnológica
publicado:  16/10/2017 23h04, última modificação:  16/10/2017 23h04

"O Brasil tem uma sociedade digital e um governo analógico", afirmou o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira, durante a abertura da 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública. De acordo com o Ministro, é preciso avançar na gestão para que o foco seja a oferta de serviços com qualidade e reiterou esforços do Governo Federal para a digitalizar suas ações e programas. O evento começou na noite desta segunda-feira (16) e segue até o dia 19, em Brasília/DF, e é promovido pelo MP e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

A iniciativa está alinhada ao atual momento de transformação digital do Governo Federal e dá destaque aos temas sobre inovação em governo, transformação digital e tendências em tecnologias e serviços.

Foto: Severino Goes - Ascom/MP

Para o Ministro, apesar das conquistas da sociedade e da evolução tecnológica, o Estado continua mantendo seus padrões de prestação de serviços como foram desenhados há trinta, quarenta anos. "Queremos, em resposta a inúmeras e justas reclamações, reduzir a peregrinação por filas e agências de governo, além de reduzir o espaço para intermediários, que acabam prestando serviços paralelos ao cidadão sem que haja a real necessidade", afirmou Oliveira.

O evento é aberto à sociedade, com três dias de atividades como palestras oficinas e mesas redondas. Palestrantes de universidades e instituições do Brasil e de outros países irão compartilhar experiências sobre inteligência artificial no setor público da Dinamarca, desafios para o Governo Digital Brasileiro, transformações na Agência de Seguridade Social da Bélgica e tecnologia digital no Reino Unido.

Durante o encontro, será lançada pela Secretaria de Gestão do MP a primeira versão da "Plataforma InovaGov", um canal disponível na Internet para facilitar a troca de informações, a construção de soluções e, principalmente, estabelecer uma cultura permanente de inovação nas instituições brasileiras. A Rede de Inovação no Setor Público (InovaGov) é composta por organizações do setor público e e privado, da sociedade civil e do setor acadêmico. Os integrantes trabalham de forma cooperativa na identificação de boas práticas e na solução de problemas.

De acordo com Oliveira, o governo tem reforçado o compromisso de incorporar temas como inovação e transformação digital no DNA das organizações públicas, revendo políticas, serviços e normas. "Queremos enxergar um cidadão único, um cadastro único e uma única porta de entrada para os serviços públicos", finalizou.