Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo anuncia redução de 4.307 cargos e funções

Notícias

Governo anuncia redução de 4.307 cargos e funções

10.462 cargos comissionados serão transformados em funções exclusivas para servidores

publicado:  10/06/2016 23h35, última modificação:  13/06/2016 20h26
Foto: Gleice Mere/MP

Foto: Gleice Mere/MP

O governo editará um decreto que recolhe ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão 4.307 cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS), funções e gratificações de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. “O objetivo das medidas é melhorar a organização e redefinir a estrutura do Executivo, reforçando a profissionalização na gestão pública”, observou o ministro interino da pasta, Dyogo Oliveira.

Os cargos e funções deverão ser suprimidos das estruturas de ministérios e instituições vinculadas, em um prazo de até 30 dias, com as estruturas internas reformuladas. A medida reforça o objetivo do governo de racionalizar a atual estrutura do Poder Executivo e orientá-la para prestação de serviços à população com eficiência. O recolhimento será feito da seguinte forma:
 
Cargos, Funções e Gratificações Quantidade
Grupo DAS (já recolhidos) 881
Grupo DAS (a serem recolhidos) 2.503
Funções Gratificadas (FG) 823
Gratificações (GAEG) 100
TOTAL GERAL 4.307
Transformação de 10.462 cargos comissionados - O governo irá ainda transformar, por meio de Medida Provisória, 10.462 cargos do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) de livre provimento, que podem ser ocupadas por pessoas sem concurso público, em Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), exclusiva de servidores concursados.
 
O principal impacto da medida está no fato de que será reduzido no governo o espaço para ocupação de cargos sem vínculo, em esforço para promover a meritocracia no serviço público, conforme anunciado pelo presidente em exercício Michel Temer.
 
A medida tem por objetivo aprofundar o processo de profissionalização administrativa nos quadros do governo, tendo em vista que as funções deverão ser ocupadas por servidores qualificados a exercer as atividades de direção e assessoramento em alto nível. Nesse sentido, os órgãos da administração pública deverão prever ações voltadas à capacitação dos servidores, em conjunto com as escolas de governo da administração pública para ocupação das funções.