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Estratégias brasileiras para simplificar serviços públicos são apresentadas em evento internacional

Um dos serviços oferecidos futuramente pelo Portal de Serviços será o processo de cadastro de fornecedores que participam de licitações do governo federal
publicado:  30/06/2017 15h11, última modificação:  30/06/2017 17h10

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) participou, nesta quarta-feira (28), do segundo dia do workshop Governo Centrado no Cidadão, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Durante o evento, o secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, destacou a importância de ter a entrega de serviços digitais ao cidadão, como foco prioritário das ações para a implementação efetiva de políticas.

Foto: Francisca Maranhão/Ministério do Planejamento  

“Temos que superar a visão de que temos uma sociedade digital e um governo analógico”, disse. Rubin apontou os investimentos do Ministério do Planejamento na estruturação da Plataforma de Cidadania Digital, que é uma das ações do governo federal para aumentar a oferta de serviços públicos digitais e promover a atuação integrada entre os órgãos e entidades envolvidos na prestação dos serviços públicos. Para isso, o Portal de Serviços do Governo Federal  está sendo implementado para se tornar o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica, pagamento e acompanhamento de serviços.

O canal irá eliminar a necessidade do cidadão de peregrinar, de órgão a órgão, para o atendimento de um determinado serviço e também de colecionar um conjunto de sites para que suas solicitações sejam atendidas. O secretário de Gestão anunciou que um dos serviços oferecidos futuramente pelo Portal será o processo de cadastro de fornecedores que participam de licitações do governo federal.  Com isso, a necessidade de comprovação de documentos em um posto físico será substituída pela conferência digital, por meio da integração de base de dados entre órgãos.

“A digitalização dos serviços é um caminho sem volta, mas que exige um investimento inicial e um planejamento rigoroso para alocação de recursos em soluções tecnológicas e em mudanças necessárias no desenho dos processos. Se o órgão consegue realizar esse investimento e encontrar uma boa solução, o órgão seguinte, que realiza um serviço parecido, pode se valer daquela experiência bem-sucedida”, completou.

Mais de 30 gestores nacionais e de países como Canadá e México participam do Workshop. A colaboração intergovernamental e a análise de dados em atividades governamentais são outros assuntos de destaque do evento, que termina nesta quinta-feira (29).