Notícias
Espanhóis devem aproveitar melhora da economia brasileira para novos investimentos no País, diz Dyogo Oliveira
"Estamos começando um grande ciclo de crescimento no Brasil e se querem tomar parte, vocês têm que vir ao Brasil", disse o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, para uma platéia de empresários espanhóis durante palestra na Embaixada do Brasil, em Madri, hoje (06/11).
Fazem parte da comitiva do ministro o Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério, Jorge Arabache, e o Secretário de Desenvolvimento e Infraestrutura, Hailton Madureira.
O ministro traçou um panorama da recuperação econômica com dados macroeconômicos e as oportunidades de investimento no Brasil mostrando a carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Destacou que o País está criando as bases para o desenvolvimento além de ter adotado uma estratégia de política econômica que teve êxito. A inflação projetada para 2017 deve ficar ao redor de 3%, acrescentou, o que permite um processo de queda da taxa de juros.
Dyogo reforçou que a economia brasileira tem capacidade para crescer de 3% a 3,5%, sem pressāo inflacionária. Projeções do mercado apontam para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,7% esse ano e 2,5% em 2018. "Estamos pouco a pouco reduzindo o grau de risco no Brasil", disse. Esse cenário cria um bom espaço para o desenvolvimento do crédito no País.
PPI
Dyogo enfatizou que a carteira de concessões e privatizações inclui 89 projetos com previsão de investimentos de R$ 104 bilhões. Serão concedidas 8 estradas, 8 ferrovias, 4 áreas de exploração mineral, 25 terminais portuários, a venda de participação em 17 aeroportos, entre tantos outros.
"O Brasil está avançando concretamente e estamos cumprindo o que prometemos de cronograma de leilões de infraestrutura", disse.
Eletrobras
Dyogo explicou aos empresários que o Governo quer fazer da Eletrobras uma grande empresa mundial de energia e que para isso, venderá boa parte da sua fatia na empresa em uma oferta de ações na bolsa, em 2018, e se possível, ainda no primeiro semestre.
"Estamos muito comprometidos com este processo. Criaremos uma empresa de classe mundial como fizemos com a Vale e a Embraer", disse. "Neste momento a empresa precisa de investimentos para crescer. O processo da Eletrobras está em curso e os detalhes sairão em breve em Medida Provisória", disse o ministro.
O embaixador do Brasil na Espanha, Antonio Simões, acrescentou que o Governo do presidente Temer está pronto para uma terceira onda de investimentos espanhóis no Brasil. Segundo Antonio Simões, as duas ondas anteriores foram na década de 90 e durante a última crise de 2008.
Além da palestra, o ministro terá diversas reuniões bilaterais com empresários espanhóis do setor de energia, ferrovias, rodovias e aeroportuária. Depois, ele segue para encontros com empresários italianos em Roma nesta terça-feira.
Veja a apresentação do ministro para empresários espanhóis aqui