Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro apresenta desafios para governo digital no Brasil

Notícias

Encontro apresenta desafios para governo digital no Brasil

Governo e empresas de tecnologia discutiram possíveis soluções para aprimorar serviços públicos
publicado:  28/03/2018 21h40, última modificação:  28/03/2018 21h44
Exibir carrossel de imagens Foto: Hoana Gonçalves - Ascom/MP

Os desafios para a implementação de um governo digital e as possíveis formas de superá-los foram discutidos na manhã desta quarta-feira, 28, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O encontro "Desafios para o Governo Digital no Brasil" reuniu técnicos que atuam com tecnologias no setor público e também representantes de empresas de tecnologia.

O evento foi realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em conjunto pela Enap, e teve transmissão em tempo real pela Enap.

Cerca de 80 pessoas compareceram ao local e mais de 90 puderam acompanhar o encontro pela internet, enviando perguntas e participando da discussão. O vídeo completo está disponível no canal do Youtube da Enap.

A proposta do encontro foi fazer uma “feira reversa”, em que o governo apresentou os maiores desafios às empresas do setor de tecnologia. O diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme de Almeida, brincou que, ao invés de soluções, o governo estava vendendo problemas.

Durante a abertura, o secretário adjunto de Tecnologia da Informação e da Comunicação do MP, Luis Felipe Monteiro, ressaltou que a sociedade já é digital e que os cidadãos esperam dos serviços públicos uma experiência semelhante à do setor privado.

O secretário adjunto questionou a razão de o governo ainda ter receio de tratar com o mundo digital, muitas vezes por medo de fraudes. Para Luis Felipe Monteiro, todos os cidadãos ganham com a digitalização dos serviços públicos, até quem não ainda não tem acesso às novas tecnologias: "Haverá menos fila, porque os que têm acesso estarão fora da fila", afirmou.

Já o presidente da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, afirmou que a Associação pretende ajudar o governo a se digitalizar e transformar o Brasil em um paradigma de governo digital. Destacou o trabalho do governo na desburocratização e na simplificação dos serviços púbicos, promovidos pela iniciativa do Brasil Eficiente (www.brasil.gov.br/brasileficiente)

Dividido em três painéis, o encontro debateu as dificuldades do governo na integração entre os órgãos e suas bases de dados, os desafios da transformação digital dos serviços públicos, bem como as formas de prover a infraestrutura necessária na prestação de serviços com eficiência e na promoção do acesso às informações públicas.