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Economia com implantação de serviços digitais pode gerar economia de 97% aos cofres públicos
Experiências nacionais e internacionais sobre simplificação, eficiência, transparência e digitalização de serviços públicos foram apresentadas nesta quinta-feira (6) no X Congresso Consad de Gestão Pública. Com o tema “Quanto custam os trâmites públicos para a sociedade?”, o primeiro painel do dia mostrou resultados de estudos, tendências e estratégias que estão sendo adotadas para modernizar serviços prestados aos cidadãos.
Foto: Gleice Mere - Ascom/MP
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Estudos internacionais – realizados no Canadá, Reino Unido, Noruega e Austrália – demonstram que um atendimento presencial custa em média US$ 14. Quando o mesmo serviço é prestado de forma online, o custo baixa para US$ 0,39, o que representa uma economia de 97% aos cofres públicos. “Estamos diante de um oceano de possibilidades para redução de custos administrativos”, frisou Carlos Santiso, chefe de divisão de Inovação para o Serviço ao Cidadão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além da perspectiva de redução de gastos, pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cetic) aponta que a demanda por digitalização no país é crescente. De acordo com o estudo, já existem mais de 100 milhões de brasileiros que utilizam a internet e a principal via de conexão é por meio de celular. “A tendência é que o processo de digitalização em dispositivos móveis se acelere. Os serviços precisam estar na palma da mão do cidadão”, explicou Gleisson Rubin, secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
No Governo Federal, dados parciais de levantamento do Ministério do Planejamento apontam que 32% dos serviços são totalmente digitalizados, 39% parcialmente e 29% não estão disponíveis para acesso online (em nenhuma das etapas). Gleisson Rubin explicou que, para ampliar a oferta de serviços à sociedade, está em fase de implantação a Plataforma de Cidadania Digital, composta por cinco componentes:
Plataforma de Cidadania Digital (em implantação) |
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Componentes (partes da iniciativa)
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1. Portal de Serviços |
Canal único de oferta de serviços digitais: www.servicos.gov.br |
2. Autenticação Digital |
Entrada unificada para o cidadão (acesso a todos os serviços disponíveis com apenas um login e senha) |
3. Peticionamento eletrônico e Protocolo Integrado |
Integração de bases de dados, solicitação e acompanhamento eletrônico de serviços públicos no Portal de Serviços |
4. Avaliação de serviços |
Ferramenta para medir a satisfação do cidadão em relação aos serviços prestados |
5. Painel de monitoramento |
Ferramenta gerencial para acompanhamento do desempenho dos serviços disponíveis no Portal de Serviços |