Notícias
Dyogo Oliveira: não avançaremos apenas com investimentos públicos
“As condições para a retomada da economia já estão se consolidando e as projeções do primeiro trimestre de 2017 indicam o fim do ciclo de crescimento negativo do PIB”, disse o ministro do Planejamento, Desenvolvimento em Gestão, Dyogo Oliveira, durante Seminário do Banco Mundial que debateu as perspectivas para a infraestrutura na América Latina e Caribe. O evento aconteceu no Hotel Renaissance, em São Paulo, em parceria com o Ministério da Fazenda.
De acordo com o Ministro, o cenário era “extremamente desafiador”, mas os últimos 12 meses foram essenciais para a retomada da credibilidade da economia. Para Dyogo, “não avançaremos em infraestrutura com investimentos públicos, a solução para isso é ampliar a participação privada. A gestão privada traz mais eficiência. Basta ver os aeroportos”, comentou.
Ainda tratando dos investimentos para os próximos anos, o Ministro retomou a importância das reformas, em especial, da Previdência, para que o País continue a investir em outros segmentos, como saúde, educação e infraestrutura: “As despesas com a Previdência só aumentam e registram R$ 50 bilhões. Já os investimentos apenas R$ 30 bilhões”.
Durante o evento foi publicado o relatório Repensando a infraestrutura na América Latina e no Caribe – gastando melhor para alcançar mais – que traz um panorama sobre os desafios e opções para a América Latina à medida que busca expandir sua base de infraestrutura. Segundo o relatório, o financiamento da infraestrutura na América Latina e no Caribe, examina opções concretas para reduzir o déficit de financiamento, principalmente alavancando a participação do setor privado.