Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Crescimento do PIB pode superar 2,5% no próximo ano, diz Dyogo Oliveira

Notícias

Crescimento do PIB pode superar 2,5% no próximo ano, diz Dyogo Oliveira

O ministro participou da abertura do 20º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros
publicado:  13/10/2017 14h33, última modificação:  13/10/2017 14h55

 

A economia brasileira está em trajetória de crescimento e o Produto Interno Bruto poderá chegar próximo de 2,5% no próximo ano, disse o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, nesta quinta-feira (12), em Goiânia, ao participar da abertura do 20º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, promovido pela Federação Nacional da categoria.

“A política econômica e as medidas já adotadas pelo Governo trouxeram expressiva recuperação do PIB e podemos afirmar que chegamos ao fim da recessão após 8 trimestres com taxas negativas”, salientou.

Vários indicadores positivos foram listados pelo ministro para sustentar o bom desempenho da economia brasileira. A percepção de risco-país dos investidores estrangeiros, por exemplo, recuou sensivelmente, o que permitiu a redução da taxa Selic, dando início a uma importante trajetória de queda dos juros reais.

Dyogo Oliveira voltou a advertir, porém, que a reforma da previdência é o principal requisito fiscal para o crescimento sustentado. A garantia da sustentabilidade da previdência assegura o ajuste fiscal e a sustentabilidade das contas públicas no longo prazo, segundo o ministro.

“O equilíbrio fiscal de longo prazo ancora as expectativas de maneira sólida, possibilitando uma redução sustentável das taxas de juros de longo prazo. A aprovação da reforma da previdência possibilitará geração de emprego e elevação da renda, melhorando as condições socioeconômicas da nossa população. Permitirá também ao Brasil retornar aos seus níveis de crescimento potencial”, acrescentou.

Veja a palestra do ministro