Notícias
Comissão Nacional de Cartografia realiza 27ª Reunião Plenária
A relevância da cartografia brasileira para avaliação das políticas públicas foi tema de destaque nesta quinta-feira, dia 22, durante a 27ª Reunião Plenária da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), realizada no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). A Concar é um órgão colegiado do Ministério do Planejamento, que tem como atribuições principais assessorar o ministro na supervisão do Sistema Cartográfico Nacional e coordenar a execução da Política Cartográfica Nacional.
Foto: Hoana Gonçalves / Ascom MP
De acordo com o secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do MP, Julio Alexandre, que preside a Comissão, o planejamento eficaz da nação requer conhecimento completo do território. “A cartografia é uma função de Estado. Estamos avançando na incorporação de tecnologia para promover a qualidade dos produtos cartográficos”, destacou. Também participaram do encontro o secretário-executivo adjunto do MP, Walter Baere Júnior, e o secretário de Patrimônio da União (SPU/MP), Sidrack Correia.
Durante a plenária, foi proposta a elaboração de um parecer técnico a respeito da gestão da geoinformação, buscando ajustar o tema aos desafios propostos pela Estratégia de Governo Digital e pela Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes).
Outros pontos de destaque foram a apresentação de uma moção de apoio ao projeto de digitalização do acervo da missão AST10, por parte da diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG), e a divulgação do I Simpósio da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (SBIDE), entre os dias 26 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro.
Walter Baere Filho reiterou a importância da Concar para o desenvolvimento do país. “A Concar é o foro adequado para discutir a cartografia no Brasil, que deve ser alçada a elemento fundamental de diagnóstico e planejamento”, observou, acrescentando que em breve a atual representação da Concar terá sua composição alterada, por meio da publicação de um novo normativo.
Na modificação prevista, a Secretaria de Patrimônio da União passará a ter a titularidade da Comissão. O secretário da SPU, Sidrack Correia, destacou que encara o desafio de presidir a Concar com tranquilidade e disposição para levar adiante os projetos, dentro da perspectiva de modernizar a cartografia nacional. Ele informou que pretende organizar para 2019 um calendário que dê mais agilidade às atividades da Concar. A ideia é realizar reuniões mensalmente por videoconferência.