Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil e Japão debatem cooperação produtiva no setor de infraestrutura

Notícias

Brasil e Japão debatem cooperação produtiva no setor de infraestrutura

Agenda de trabalho busca aumentar participação do setor privado em projetos de infraestrutura, fortalecer parcerias e atrair negócios para o País
publicado:  20/06/2018 18h22, última modificação:  20/06/2018 18h37

Membros do governo brasileiro e empresários japoneses se reúnem hoje e amanhã (quarta e quinta-feira, 20 e 21), no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), para discutir oportunidades de investimento e melhorias em diversos segmentos da economia brasileira. Este é o primeiro encontro dos subgrupos técnicos, uma das atividades previstas no Memorando de Cooperação (MoC) entre os governos do Brasil e Japão, assinado em outubro de 2016.

Foto: Hoana Gonçalves / Ascom MP

Na abertura, o secretário-executivo do Ministério, Gleisson Rubin, citou a importância do encontro e a troca de experiência entre os dois países : “A temática da infraestrutura ocupa uma posição de destaque na agenda do desenvolvimento econômico e fortalecimento produtivo no Brasil”, destacou. 

Rubin ressaltou também a importância de se identificar, nessas reuniões, as melhores práticas que possam ser emplacadas pelo governo brasileiro e que favoreçam o aporte de investimentos e de financiamentos a longo prazo.

“Queremos buscar melhoria de condições nos setores de energia, saneamento, mobilidade urbana, tecnologia da informação e de todos os fatores de produção que agregam valor a atividade produtiva”, disse o secretário-executivo.

O objetivo da reunião é aumentar a participação do setor privado em projetos de infraestrutura e fortalecer a cooperação entre os dois países na promoção de investimentos futuros. Mais de 40 empresas japonesas de diversos setores participam do encontro.

O secretário de Assuntos Internacionais do MP, Jorge Arbache, destacou que ambos os países têm muito a ganhar com o compartilhamento de experiências no desenvolvimento e no financiamento de projetos para a alavancagem da infraestrutura.

“Esperamos que o evento traga desdobramentos concretos para a formalização de parcerias entre empresas japonesas e o governo brasileiro”, salientou Arbache.

O embaixador do Japão, Akira Yamada, afirmou ter a expectativa de que as empresas japonesas atuarão em prol da implementação da infraestrutura no Brasil.

O Memorando de Entendimento para Desenvolvimento de Investimentos e Fortalecimento da Cooperação produtiva entre Brasil e Japão (MoU), criou um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de estabelecer discussões sobre potenciais parcerias, especialmente as de longo prazo e sobre o fortalecimento do intercâmbio entre as partes.

O grupo deverá se reunir pelo menos uma vez por ano presencialmente, alternando o local da reunião entre os dois países.