Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil e França assinam memorando para desenvolvimento em infraestrutura

Notícias

Brasil e França assinam memorando para desenvolvimento em infraestrutura

Em encontro de ministros, empresários franceses conhecerem projetos prioritários
publicado:  31/03/2017 19h24, última modificação:  31/03/2017 19h28

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira, e o ministro da Economia e Finanças da França, Michel Sapin, assinaram, nesta sexta-feira (30), memorando de entendimento para desenvolvimento de investimentos e fortalecimento da cooperação em infraestrutura entre Brasil e França.

A assinatura ocorreu durante reunião com o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, e contou ainda com a presença de representantes do setor empresarial francês. A França é o 5º maior investidor estrangeiro no Brasil. O nível dos intercâmbios comerciais em 2016 entre ambos países foi de EUR 7,7 bilhões.

Países da América Latina debatem uso de Softwares Públicos

Acesse álbum completo da Assinatura do Memorando, no Flickr do MP
Fotos: Gleice Mere/ Ascom MP 

“Este é um acordo de cooperação que trata sobre o desenvolvimento de infraestrutura, e que cria um espaço de diálogo entre Brasil-França. A partir disso, poderemos desenvolver parcerias para melhoria do quadro legal, condições de financiamento, troca de conhecimento. O acordo pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento de infraestrutura no Brasil, particularmente, por meio das parcerias público-privada”, explicou Oliveira, que destacou a importância da participação das empresas franceses do Brasil.

O ministro da Economia e Finanças da França, Michel Sapin, destacou que a assinatura do memorando é importante para confirmar a importância da economia brasileira. "O acordo permitirá fortalecer as parcerias com diferentes instituições com o setor privado. Além disso, o avanço da conjuntura econômica, após o período de recessão do país”, apontou.

A comitiva de empresários conheceu os procedimentos para participar do programa de concessões, desde a proposta de manifestação de interesse, elaboração de estudos de viabilidade até a realização do leilão. O secretário de Desenvolvimento e Infraestrutura do MP, Hailton Madureira, falou ainda sobre os projetos em infraestrutura que estão sendo priorizados pelo governo brasileiro e os principais avanços na área de energia.

Estiveram presentes ainda representantes do governo brasileiro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e de empresas francesas dos setores infraestrutura, seguradoras, bancos, transporte, energia, aeroespacial e saneamento.