Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “É preciso investir no meio rural”, afirmou Dyogo Oliveira

Notícias

“É preciso investir no meio rural”, afirmou Dyogo Oliveira

Ministro abriu a Conferência Internacional sobre Cooperação Sul-Sul e reforçou a importância do financiamento de projetos
publicado:  21/11/2017 01h36, última modificação:  21/11/2017 02h29

“As parcerias do Brasil com agências internacionais de fomento da agricultura e erradicação da pobreza acontecem há mais de 40 anos e, neste cenário, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) tem papel de destaque, já que investiu mais de USD 860 milhões em projetos de agricultura familiar”, afirmou Dyogo Oliveira.

Foto: Helano Stuckert - Ascom/MP

O ministro fez a abertura oficial da Conferência Internacional sobre Cooperação Sul-Sul, que acontece em Brasília/DF até esta terça-feira (21), e agradeceu a parceria com o FIDA, “que desenvolve mais de 12 programas e projetos com o governo federal. Ações que já beneficiaram mais de 395 mil famílias, principalmente, no Semiárido Nordestino”.

A Conferência reúne mais de 300 participantes de governos, organizações internacionais, universidades, institutos de pesquisa, setor privado e ONGs e tem como principal objetivo discutir a promoção de investimentos entre países em desenvolvimento e o apoio aos pequenos agricultores. Também serão discutidas parcerias e oportunidades de cooperação entre países de baixa, média e alta renda que possam incentivar o desenvolvimento rural.

Durante a Conferência, mais de dez ministros dos países em desenvolvimento participantes trocarão experiências em dois painéis ministeriais de alto nível: O papel e a contribuição para a Cooperação Triangular e Sul-Sul na Agenda de Desenvolvimento Sustentável e O Papel da Cooperação Triangular e Sul-Sul em apoiar transformação rural inclusiva. Os painéis serão seguidos por três sessões temáticas com moderação.

FIDA - O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) investe na população rural, empoderando-a para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e fortalecer a resiliência. Desde 1978, forneceu mais de US$ 18,9 bilhões em doações e empréstimos a juros baixos para projetos que beneficiaram cerca de 470 milhões de pessoas. O FIDA é uma instituição financeira internacional e uma agência especializada das Nações Unidas com sede em Roma – o centro mundial de alimentação e agricultura da ONU. Para mais informações, visite www.ifad.org.