Você está aqui: Página Inicial > Patrimônio da União SPUGeo > URGeo

URGeo

publicado:  14/11/2017 18h57, última modificação:  24/07/2018 19h25

A Secretaria do Patrimônio da União iniciou a estruturação e a padronização de suas bases de dados e informações, inclusive cartográficas, automatizando processos de trabalho já gerenciados por sistemas de informática, bem como outros ainda não informatizados, isso está sendo possível com a implementação do Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União (PMGPU) que se iniciou em 2012 com empréstimo do BID. Com esta modernização, a SPU institucionalizou a gestão da Geoinformação e vem, desde meados de 2016 com a criação da Coordenação Geral de Cadastro e Informação Geoespacial (CGCIG), executando projetos nesta área, bem como automatizando o processo de gestão de dados Geoespaciais no SPUNet.

Por tratar-se de tema cientifica e tecnicamente novo, notadamente na administração pública, a gestão da Geoinformação envolve conhecimentos de distintas áreas, em geral baseadas na tríade Ciência da Informação, Engenharia Cartográfica e Ciência da Computação.

Para executar o processo de produção cartográfica, uma das diretrizes da CGCIG, tomou-se a decisão de criar Unidades Regionais de Geoinformação (URGeos) dentro das instalações físicas de algumas superintendências da Secretaria para, na primeira etapa, realizar o inventário e a catalogação da cartografia nacional da SPU e convertê-la para o novo Sistema SPUNet. As URGeos estão situadas nas cidades de Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Florianópolis, além da Unidade Central sob a coordenação direta da CGCIG em Brasília. Os critérios de seleção dessas Unidades foram: disponibilidade de servidor com especialização em geoprocessamento para atuar na coordenação da URGeo e volume de produtos cartográficos no Estado sede da unidade. Está em andamento a incorporação dessas Unidades à estrutura organizacional da SPU, por meio de seu Regimento, como Setor de Serviços de Geoinformação.

Para organizar e iniciar as atividades nessas URGeos, foram viabilizados pela modernização a aquisição de equipamentos específicos de Geoinformação para cada uma delas:  GPS RTK de alta precisão geométrica, incluindo a capacitação de servidores para iniciar a operação do equipamento; software de conversão cartográfica FME SpatialETL, com capacitações e construção de fluxos de trabalhos na instituição; e, computadores de alta performance e escâneres de grandes formatos.

Foram estabelecidas também parcerias importantes com o Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC/EB) e posteriormente com as Universidades Federal Fluminense (UFF) e de Brasília (UnB) por meio de Termos de Execução Descentralizada (TED).

Até meados de 2017, já foram organizadas a modelagem do banco de dados geoespaciais que possibilita ao SPUNet a capacidade de ter inteligência geográfica; e a remodelagem do ambiente de informações geoespaciais da Secretaria, com: a catalogação da cartografia existente segundo o Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB); a definição e normatização dos padrões para produção e aquisição da cartografia na SPU; a definição e implementação de uma série de controles para validação topológica visando a garantia da qualidade da cartografia convertida e nova; e a definição das metodologias de conversão da cartografia para o ambiente do banco de dados geoespaciais do SPUNet, considerando as diferenças existentes entre cada coleção catalogada.

Na parceria com a UFF, foram contratados os coordenadores e os bolsistas da rede de universidades (UFMG, UFBA, UFAM, UFSC) para realizarem em conjunto com os servidores que estão à frente das URGeos a validação das metodologias de produção cartográfica dentro de ambientes internos de cinco superintendências da SPU.

Acrescido a isso, está em andamento a criação de cursos de extensão em cartografia, sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto e bancos de dados geoespaciais por meio da produção acadêmica da rede de universidades federais criada pela SPU em parceria com a UFF.

Busca-se dessa forma uma produção cartográfica descentralizada que está fundamentada no compartilhamento dos dados Geoespaciais da SPU como um todo. A cartografia convertida será, paulatinamente, associada ao cadastro dos imóveis, cadastrados ou não, nos sistemas legados da Secretaria que, hoje, não têm vínculo nenhum entre o dado literal e o espacial. Assim, viabiliza-se a organização e a catalogação do acervo cartográfico, a conversão do acervo legado e a gestão permanente do acervo cartográfico analógico e digital armazenados nas Unidades Regionais de Geoinformação.

São estas Unidades, junto com a CGCIG, que permitirão que a cartografia da SPU passe a estar amplamente acessível pelo Sistema Único e dar publicidade às ações de gestão de áreas da União e bens imóveis federais por meio de dados Geoespaciais.

As Unidades Regionais de Geoinformação (URGeo) estão localizadas nas Superintendências do Patrimônio da União:

 

URGeo/NE

Unidade Regional de Geoinformação para a região Nordeste com sede na SPU/BA (Salvador)

URGeo/S

Unidade Regional de Geoinformação para a região Sul com sede na SPU/SC (Florianópolis)

URGeo/SE

Unidade Regional de Geoinformação para a região Sudeste com escritórios na SPU/RJ (Rio de Janeiro) e na SPU/MG (Belo Horizonte)

URGeo/N

Unidade Regional de Geoinformação para a região Norte com sede na SPU/AM (Manaus)

 
O mapa abaixo ilustra a distribuição das Unidades Regionais de Geoinformação no país.

Atribuições das URGeos:

1. Adquirir novos produtos cartográficos da SPU conforme padrão adotado (Elaborar/ajustar Termo de Referência e Fiscalizar contrato);
2. Catalogar Metadados Geoespaciais no sistema da SPU;
3. Converter variadas tipologias de produtos cartográficos para o Banco de Dados Geoespaciais (BDG) da SPU;
4. Armazenar produtos cartográficos analógicos e digitais;
5. Publicar produtos cartográficos convertidos (IDE/SPU e INDE).
6. Viabilizar e fomentar capacitações regionais e/ou nacionais acerca do tema de Geoinformação em parceria com atores locais da academia e de outros órgãos públicos federais, estaduais ou municipais.


Produção cartográfica nas URGeos 

Para acompanhamento das atividades realizadas nas URGeos, são gerados relatórios quinzenais com os números produzidos pelas Unidades Regionais. Abaixo está um extrato do último relatório elaborado: